Direito de resposta: Loteamento Alvorada em Petrolina

DAILTON TORRES GALVÃO, proprietário do LOTEAMENTO ALVORADA, vem apresentar seu repúdio de forma veemente a expressão “ASSIM SENDO TODOS AQUELES QUE ILEGALMENTE OCUPAM PROPRIEDADES DENTRO DA REFERIDA ÁREA, SERÃO NOTIFICADOS PARA A IMEDIATA DEMOLIÇÃO E RETIRADA DA OCUPAÇÃO ILEGAL”, veiculada na nota informativa de autoria do advogado Rodrigo Leonardo de Andrade Tenório e publicada no último dia 23 de novembro de 2018, com o firme propósito de constranger e ameaçar os compradores dos lotes de terrenos localizados no referido Loteamento, sem qualquer razão para tanto.

As partes disputam a propriedade do imóvel onde se localiza o Loteamento Alvorada. A decisão proferida no julgamento favorável ao Espólio de José Maniçoba não é definitiva, podendo ser modificada mediante a interposição dos recursos previstos em lei. Na realidade, o Desembargador JOVALDO NUNES GOMES, relator responsável pelo julgamento do processo no âmbito do Tribunal de Justiça de Pernambuco, por razões alheias à compreensão de todos, deixou de analisar provas importantes que demonstram toda a cadeia dominial e sucessória da área ocupada pelo Loteamento Alvorada pertencente ao loteador, a exemplo do Levantamento Cadastral de Propriedades elaborado e produzido pela CODEVASF a partir do ano de 1970, para fins de desapropriação e implantação do atual Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho; Certidão de Registro Imobiliário do antigo “Sítio Vai Quem Quer” (atual Loteamento Alvorada) datado de 1973; Certidões Imobiliárias antigas e atuais dos imóveis vizinhos, todas reconhecendo o Loteamento Alvorada como seu confrontante; Laudo Técnico Pericial conclusivo elaborado por determinação judicial, onde o perito nomeado pelo Juiz afasta a possibilidade de se reconhecer a posse ou domínio do Espólio de José Maniçoba sobre qualquer parcela do Loteamento.

Assim, depois de analisadas essa provas, o próprio Tribunal de Justiça de Pernambuco poderá e deverá reformar a decisão, para conceder a propriedade ao verdadeiro dono, o Loteador. Caso isso não ocorra, ainda cabe às partes a faculdade de interpor recursos para o Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal.

Portanto, mostra-se prematura e irresponsável a ameaça antecipada da prática de atos tendentes a atingir o patrimônio dos atuais proprietários dos lotes do Loteamento Alvorada, enquanto não houver decisão final dos recursos atuais e futuros, devendo os mesmos continuar a exercer seus direitos de propriedade livremente.

Além disso, com referência aos eventuais atos a serem praticados no processo e direcionados aos ocupantes dos lotes, o Espólio de José Maniçoba não detém legitimidade para enviar notificações a quem quer que seja. Tal prerrogativa pertence exclusivamente ao Poder Judiciário.

Grato pela atenção dispensada. DAILTON TORRES GALVÃO.

Enviado pelo advogado José Cícero de Melo.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE) poderá ter pancadas de chuvas à tarde e noite nesta quinta (28)

A previsão do tempo para essa quinta-feira, (28), em Petrolina (PE) é de sol com aumento d…