Diferença nos números de  novos casos da Covid-19 entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) provoca questionamentos

Após  a explosão de novos casos da covid-19 registrados em Petrolina (PE), um questionamento começa a surgir em virtude dos poucos novos casos confirmados na cidade vizinha, Juazeiro (BA).

Essa discrepância tem levantado dúvidas sobre a dinâmica de testagem da cidade baiana e transparência,  pois, enquanto Petrolina registra centenas de casos em um dia, Juazeiro confirma poucas dezenas num momento em que   o Brasil vive uma alta nos casos da Covid-19 e que a cidade baiana tem inúmeros  pontos de aglomeração, principalmente aos finais de semana.

Em nota, a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro esclareceu a dinâmica das testagens, mas deixou brechas nas informações.

“O município de Juazeiro realiza testagem para detecção da Covid-19 no Centro de Cultura João Gilberto por livre demanda, no Lacen mediante agendamento das UBSs e em algumas UBSs também. No Centro de Cultura João Gilberto foram ampliados equipe e horário para atender esse aumento na procura. Também é realizada testagem nas urgências e nas duas UBSs referência para síndromes gripais que realizam atendimento aos sábados ( João Paulo II e Mussambê). Além disso, a Sesau também estuda abrir outros pontos de testagem.

O número de testes realizados é inserido diariamente no boletim que é enviado à imprensa e Ministério Público (MP), porém, em alguns dias não há atualização imediata no sistema. Devido a isso não tem como registrar todos os testes realizados, sendo estes acrescidos no dia seguinte”.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE): Prefeito Simão Durando lamenta morte do maestro Fernando José Rêgo

“É com grande tristeza que hoje, quinta-feira (16), nos despedimos do amigo e maestr…