Dia D de vacinação contra a gripe em Petrolina consegue atingir 48% dos grupos prioritários

0

A mobilização nacional conhecida como ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe movimentou os postos de saúde de Petrolina durante o último sábado (4). Todas as unidades de saúde das zonas urbana e rural abriram suas portas para receber os grupos prioritários e imunizá-los contra as formas mais graves da Influenza.

A unidade de saúde escolhida como referência para o ‘Dia D’ foi a Amália Granja de Alencar, na Vila Mocó. Além da vacinação, outras atividades, como orientações nutricionais, aferição de pressão e teste de glicemia marcaram a data. De acordo com a coordenação da unidade, cerca de 800 doses foram aplicadas somente neste posto.

Antes do Dia D, a cobertura vacinal em Petrolina estava com cerca de 25,57%. Após a vacinação neste sábado, o número subiu para 47,9%. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90% de todos os públicos-alvo, portanto, mais da metade do público-alvo ainda não se vacinou.

As pessoas que precisam se imunizar, devem comparecer aos postos de saúde até o final da campanha, dia 31 de maio. A secretária- executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, destaca a importância da vacinação pelos grupos prioritários. “Esperamos atingir a nossa cobertura vacinal até o final da campanha. Então, quem não conseguiu se vacinar neste sábado, tem mais uns dias pra se programar. O público alvo da campanha da gripe é selecionado de acordo com aqueles que estão mais vulneráveis ao vírus. Quanto mais gente se imunizar, menor é a disseminação do vírus”, destaca.

Portanto, idosos acima de 60 anos; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas até 45 dias após o parto; professores da rede privada e pública, trabalhadores da área da saúde, policiais civis, militares na ativa e bombeiros que ainda não se vacinaram, devem comparecer ao posto de saúde mais próximo para se proteger do vírus da gripe. As unidades de saúde da zona urbana funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já na zona rural, o funcionamento é das 8h às 13h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

STF vai julgar prisão de condenados em 2ª instância na quinta-feira (17)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, confirmou que o ple…