Detran-PE inicia exame prático com bicicletas no percurso

bicicleta

Os protótipos de bicicletas nos exames práticos do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) começam a ser utilizados, de fato, nesta quarta-feira (1). A unidade do Estado é a primeira no Brasil a incluir a ferramenta de orientação aos condutores em relação aos ciclistas. Candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) se depararão com dois bonecos em bikes estáticas que simulam a presença do ciclismo no trânsito urbano.

Faltas cometidas pelos candidatos serão avaliadas como faltas médicas, subtraindo dois pontos (nos casos de o condutor ultrapassar a bicicleta ou não respeitar a distância lateral de 1,5 m). O teste é baseado no artigo 201 da Lei 9.503 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que versa sobre a necessidade da distância mínima sob pena de multa (R$ 85,13) em casos de descumprimento.

De acordo com a direção do Detran-PE, o mesmo tipo de teste será, em breve, implantando em todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Pernambuco, incluindo Petrolina (Foto Acima).  Instrutores dos Centros de Formação de Condutores foram instruídos através de cursos realizados pelo Governo. Segundo dados do Detran, aproximadamente 2,5 mil instrutores foram capacitados sobre legislação de trânsito e regras de direção defensiva.

1 Comentário

  1. layla

    3 de julho de 2015 em 22:19

    Além disso Eu acho q eles deveria preocupar-se em fazer manutenções naqueles carros e motos pois são horríveis quem não tem experiência como eu e prejudicado por causa do estado degradante dos carros e motos lá encontrados

Veja também

Show de João Gomes em Recife (PE) reuniu 150 mil pessoas, diz organização

O show do cantor pernambucano João Gomes no Marco Zero do Recife reuniu 150 mil pessoas, s…