O deputado Silvio Costa Filho chamou a atenção, nesta terça-feira (17), para a situação da Fundação Hemope, em solidariedade aos servidores da casa, que realizaram protesto cobrando o cumprimento acertado entre o sindicado da categoria e o secretário de Administração do Estado, Milton Coelho.
Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores do Hemope (SindsHemope), Jucelita Boudoux, a categoria é contra as novas regras de pagamento de Gratificação de Desempenho estabelecida pelo pela Lei Complementar 194. “Tínhamos uma regra própria para o pagamento de produtividade e, em reunião com o secretário, ficou acertado que negociaríamos uma nova regra, mas o Governo do Estado excluiu os servidores desse debate, descumprindo o acordo e penalizando os servidores”, relatou.
No plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Silvio Costa Filho, cobrou que o Governo do Estado tenha um olhar mais atento para o Hemope, tanto do ponto de vista dos servidores quanto dos usuários da Fundação. “Além da questão dos servidores, a própria infraestrutura do órgão está em situação precária e estamos hoje, na iminência de enfrentar desabastecimento de sangue nos hospitais pernambucanos, prejudicando toda a cadeia de saúde do Estado”, destacou.
Silvio destacou ainda os relatos da falta de condições de atendimento aos pacientes do ambulatório, que recebem o tratamento em cadeiras de roda e macas no pátio da unidade, enquanto uma enfermaria inteira, no quinto andar, é mantida fechada. “É preciso que o Governo do Estado volte seus olhos para o Hemope, a começar pelo secretário Milton Coelho, a quem solicitamos, em nome de todos que fazem órgão, a abertura do diálogo em relação à Lei 194 de 2011, que ficou de ser discutida com os servidores”, cobrou.