Defesa Civil Nacional reconhece mais 14 cidades em situação de emergência; oito são de Pernambuco

Mais 14 cidades atingidas por desastres naturais foram reconhecidas pela Defesa Civil Nacional como em situação de emergência. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (25).

No total, oito municípios são de Pernambuco – Barreiros, Belém de Maria, Calçado, Capoeiras, Ibirajuba, Jupi, Lagoa de Gatos e São João – e foram atingidos por chuvas intensas.

Já Coari, no Amazonas, e Curitibanos, em Santa Catarina, registraram inundações, enquanto Barros Cassal, no Rio Grande do Sul, foi afetada por enxurradas. Por fim, Tanhaçu, na Bahia, Deputado Irapuan Pinheiro, no Ceará, e Coronel Ezequiel, no Rio Grande do Norte, passam por um período de estiagem.

A concessão do status de situação de emergência ou de estado de calamidade pública pela Defesa Civil Nacional abre caminho para que os municípios atingidos por desastres solicitem recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco confirma dois novos casos de varíola dos macacos; 132 seguem em investigação

Segundo o boletim da Secretaria de Saúde de Pernambuco, divulgado na segunda-feira (15), d…