Defesa Civil emite alerta para baixa umidade em Petrolina (PE)

A Defesa Civil de Petrolina emitiu um alerta, nesta terça-feira (14), para a baixa umidade do ar e a grande onda de calor no Sertão do São Francisco. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Petrolina pode alcançar a umidade mínima abaixo de 12% e a temperatura pode chegar a 36º graus.

A mensagem do alerta informa que, para se proteger do clima quente e seco, é preciso se hidratar, ter atenção aos riscos em relação a incêndios e queimadas, além da exposição ao sol. Os ventos seguem de fracos a moderados e sem previsão de chuvas no momento.

Segundo o coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton de Aquino, a umidade de ar abaixo de 20% é comum na região, mas abaixo de 12% há muitos anos não era registrado. “Sabemos que já começou o período de estiagem, que é a época em que o tempo fica mais seco, mais quente e temos que ter atenção aos focos de incêndio, porque tem a probabilidade de aumentar também. Por isso, precisamos tomar alguns cuidados com a nossa saúde, seguindo algumas precauções para manter o bem-estar”, relata José Welton de Aquino.

A Defesa Civil orienta a população a tomar bastante líquido e evitar a prática de atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Além disso, outros cuidados simples como umidificar ambientes, evitar alimentos muitos salgados ou condimentados, passar hidratante no corpo, evitar a permanência em ambientes fechados e usar soro fisiológico nas narinas e nos olhos, também podem contribuir para aliviar o desconforto.

Fechado para comentários

Veja também

Centro de Controle de Zoonoses recolhe animais abandonados de grande porte em Petrolina

Uma das atribuições do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é a retirada de animais de gra…