Curso de Extensão Sertões Contemporâneos começa na próxima segunda-feira (3)

Durante todo o mês de agosto, as segundas-feiras à noite serão marcadas por conversas ao vivo sobre os sertões, transmitidas pelo canal da TV UNEB Seabra. A programação faz parte do curso online de extensão “Sertões Contemporâneos”, organizado pela professora Drª. Gislene Moreira, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

A aula inaugural, que acontecerá na próxima segunda-feira (3), às 19h, terá como tema “Os sertões do boi e da roça”. Os professores Clóvis Oliveira (UEFS) e Márcia Guena (UNEB) junto com a sindicalista rural Hildete Tapuya e o assessor das Pastorais Sociais Roberto Malvezzi (Gogó) irão discutir sobre a fundação dos sertões desde a colonização e os marcos tradicionais.

Os encontros serão mediados pela professora Gislene, autora do livro “Sertões contemporâneos: rupturas e continuidade no Semiárido”, e pela jornalista Juliana Magalhães. O curso tem como objetivos discutir conceitos teóricos e históricos sobre a modernização dos sertões baianos nas últimas décadas e mobilizar a juventude do campo no Semiárido baiano para uma maior compreensão de sua realidade.

As próximas aulas do curso abordarão os impactos da Ditadura Militar e a modernização conservadora no campo; os sertões da Era Lula; cultura, comunicação e juventude; e os desafios contemporâneos dos sertões.

A iniciativa é uma realização da TV Uneb Seabra, em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Juazeiro/BA e o Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB), com o apoio da EdUfba e EdUneb. O curso é gratuito e as inscrições seguem abertas até o final do primeiro debate. Para receber o certificado de 20 horas, é necessário confirmar pelo menos quatro presenças virtuais.

 

Texto: Comunicação CPT Juazeiro/ Foto: Divulgação 

Fechado para comentários

Veja também

Três influenciadoras digitais são presas por divulgar uso de ‘vapes’ com óleo de maconha

Agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Distrito Federal iniciaram n…