Curso de Extensão Sertões Contemporâneos começa na próxima segunda-feira (3)

0

Este slideshow necessita de JavaScript.

Durante todo o mês de agosto, as segundas-feiras à noite serão marcadas por conversas ao vivo sobre os sertões, transmitidas pelo canal da TV UNEB Seabra. A programação faz parte do curso online de extensão “Sertões Contemporâneos”, organizado pela professora Drª. Gislene Moreira, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

A aula inaugural, que acontecerá na próxima segunda-feira (3), às 19h, terá como tema “Os sertões do boi e da roça”. Os professores Clóvis Oliveira (UEFS) e Márcia Guena (UNEB) junto com a sindicalista rural Hildete Tapuya e o assessor das Pastorais Sociais Roberto Malvezzi (Gogó) irão discutir sobre a fundação dos sertões desde a colonização e os marcos tradicionais.

Os encontros serão mediados pela professora Gislene, autora do livro “Sertões contemporâneos: rupturas e continuidade no Semiárido”, e pela jornalista Juliana Magalhães. O curso tem como objetivos discutir conceitos teóricos e históricos sobre a modernização dos sertões baianos nas últimas décadas e mobilizar a juventude do campo no Semiárido baiano para uma maior compreensão de sua realidade.

As próximas aulas do curso abordarão os impactos da Ditadura Militar e a modernização conservadora no campo; os sertões da Era Lula; cultura, comunicação e juventude; e os desafios contemporâneos dos sertões.

A iniciativa é uma realização da TV Uneb Seabra, em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Juazeiro/BA e o Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB), com o apoio da EdUfba e EdUneb. O curso é gratuito e as inscrições seguem abertas até o final do primeiro debate. Para receber o certificado de 20 horas, é necessário confirmar pelo menos quatro presenças virtuais.

 

Texto: Comunicação CPT Juazeiro/ Foto: Divulgação 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Senhor do Bonfim (BA): Identificada uma das vítimas mortas a pedradas em praça central da cidade

Uma das pessoas mortas a pedradas na madrugada do último domingo (02), na Praça Nova do Co…