Curso de Engenharia Elétrica da Univasf recebe 5 estrelas de guia elaborado pelo jornal O Estado de S. Paulo

0

O curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebeu 5 estrelas do Guia da Faculdade, uma avaliação de cursos superiores elaborada pelo jornal O Estado de S. Paulo e a Quero Educação. O Bacharelado em Engenharia Elétrica obteve a nota mais alta numa escala que compreende os conceitos 3 para bom, 4 para muito bom e 5 para excelente. Outros dez cursos da Univasf obtiveram 4 estrelas e oito cursos receberam 3 estrelas do guia, atribuídas de acordo com a média de notas obtidas por cada curso.

Esta é a segunda edição do Guia da Faculdade, que este ano avaliou mais de 14 mil cursos de 1.909 instituições de ensino superior públicas e privadas do país. Do total de cursos avaliados, apenas 390 conquistaram o conceito máximo de 5 estrelas. O guia utiliza a “avaliação por pares” para analisar os cerca de 14 mil cursos superiores do Brasil. Os cursos recebem nota pelos seguintes aspectos: qualidade do projeto pedagógico, qualidade do corpo docente e qualidade da infraestrutura.

O coordenador do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel) da Univasf, Edmar José Nascimento, ressalta que a análise do Guia da Faculdade é ampla e considera também a inserção dos egressos no mercado de trabalho, além da qualidade acadêmica dos cursos. “O curso de Engenharia Elétrica já está consolidado do ponto de vista acadêmico com notas 4 sucessivas no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e com corpo docente formado majoritariamente por professores doutores com dedicação exclusiva. Em relação à inserção dos egressos no mercado de trabalho, esses estão ocupando postos-chave em grandes empresas como Celpe e Coelba, além de estarem empreendendo na região”, afirma.

Outros cursos da Univasf também alcançaram boas avaliações nesta edição do Guia da Faculdade. As graduações que receberam 4 estrelas foram: Administração, Ecologia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Farmácia, Geografia e Medicina Veterinária.

A coordenadora do Colegiado de Ecologia (Ceco), Claudine Gonçalves de Oliveira, lembra que o curso é jovem, foi criado em 2015, a partir de discussões sobre os potenciais cursos a serem implantados na região de Senhor do Bonfim. “Verificou-se que havia demanda por cursos na área ambiental. O curso foi pensado baseando-se em cursos renomados de Ecologia do Brasil”, relata.

Atualmente, Ecologia tem nove professores doutores que desenvolvem vários projetos de extensão e pesquisa, envolvendo conservação de recursos naturais da região, e conta ainda com a realização de aulas de campo e alguns laboratórios especializados, como o de Entomologia Aplicada, inaugurado recentemente. “Temos poucos alunos egressos, mas que já estão se inserindo no marcado de trabalho, atuando na área ambiental e confirmando a demanda do curso para a região Norte da Bahia”, destaca a docente.

Os cursos que ficaram com 3 estrelas no Guia da Faculdade são: Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Arqueologia e Preservação Patrimonial, Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura), Ciências da Natureza (Campus Serra da Capivara) e Ciências Biológicas. A relação completa de cursos da Univasf avaliados nessa edição do Guia da Faculdade está disponível neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Eventos com mais de 300 pessoas permanecem proibidos em Pernambuco

Em entrevista coletiva transmitida nesta quinta-feira (3) pela internet, o secretário de D…