Curaçá (BA): ararinha azul que estava desaparecida é encontrada morta

A ararinha azul, número 008, que estava desaparecida foi encontrada morta. “Agradecemos imensamente a colaboração de todos que nos ajudaram a encontrá-la. A predação está ligada ao insucesso de soltura de muitos projetos envolvendo araras e papagaios. Normalmente está ligada a dispersão de algum animal do grupo, como aconteceu nessa vez. Por isto contamos sempre com todos nesse monitoramento, não desanimem”, disse uma fonte ao blog Rede GN.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ainda não se manifestou oficialmente.

No dia 27 de agosto uma ararinha azul debandou do grupo e perdeu o contato através do sinal dp telemetria. Uma outra ararinha azul, número 005 continua desaparecida.

Em 11 de junho deste ano, oito ararinhas-azuis foram soltas num Refúgio de Vida Silvestre criado especificamente para a reintrodução da espécie, em Curaçá (BA), depois de 22 anos extintas na natureza. As aves estão acompanhadas de um grupo de araras maracanãs, capturadas na vida selvagem para servirem de guias para as ararinhas-azuis nesse primeiro momento, já que possuem hábitos de alimentação e vida semelhantes.

Fechado para comentários

Veja também

Coluna Literária do Domingo

“Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para cor…