Cruz de 800 kg é retirada após abelhas ‘invadirem’ torre de igreja em Juazeiro (BA)

Uma cruz que pesa cerca de 800 kg foi removida de uma paróquia na cidade de Juazeiro (BA), depois que um enxame se instalou no local. Um guindaste foi utilizado para fazer a retirada do equipamento, que mede cerca de 20 metros de altura e é referência no bairro Santo Antônio há quase 60 anos.

O templo fica localizado na rua Santa Luzia. Segundo o padre Marcos Silva, responsável pela igreja, há pelo menos oito anos as abelhas estavam no local. Ele disse que chegou na comunidade em 2021 e, desde então, eventualmente há registros de ataques, o que motivou a retirada da cruz.

Bombeiros e agentes da prefeitura de Juazeiro fizeram uma operação e removeram a cruz. O cruzeiro é referência para moradores da cidade, que passaram a estranhar o bairro sem a torre que estava no local desde 1966.

O material foi levado para uma metalúrgica, para passar por uma reforma e ter “preenchida” a parte oca da cruz, que possibilitou a formação da colmeia. O trabalho deve durar um mês e depois o equipamento será reinstalado, sem espaço para novas “invasões”.

“O cruzeiro é antigo e está bastante desgastado. Os apicultores disseram que se a gente colocar na mesma situação, outro enxame pode se instalar. Então vamos fazer um trabalho de vedação para evitar que outro enxame chegue no local”, comentou.

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco e Bahia seguem com Operação Vale do São Francisco até domingo (19)

Mais de 400 agentes de segurança atuam em bairros que fazem divisa entre os estados de Per…