Covid: Queiroga diz que estuda flexibilizar medidas como os países da Europa

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sinalizou que o Brasil estuda a flexibilização das medidas restritivas sanitárias impostas para a pandemia, tal como fazem alguns países da Europa. Para o Fórum Nacional de Governadores, será possível tornar menos rígidas as restrições depois do carnaval, quando se planeja um avanço da imunização no Brasil.

Para Queiroga, o relaxamento de medidas “é uma tendência no mundo”. Assistimos países da Europa fazendo isso. A Inglaterra anunciou que vai relaxar todas as medidas sanitárias restritivas. Na Dinamarca, há uma flexibilização. Nos Estados Unidos, alguns estados têm feito isso e o Brasil estuda esse tipo de iniciativa”, disse na última segunda-feira (21).

No entanto, Queiroga explicou que a flexibilização depende de uma determinação governamental — uma portaria ou decreto do presidente Jair Bolsonaro. “Precisa ser avaliado o impacto regulatório como um todo porque determinados contratos foram feitos na vigência da pandemia”, salientou.

O Brasil observa uma redução na média móvel de casos positivos da doença, mas a de mortes ainda permanece em torno dos 800 óbitos. Ontem, o país registrou mais 816 vidas perdidas e 105.776 infecções. Com os acréscimos, a média móvel atual é 98.896 infectados e 819 mortos. Para o ministro, a redução de óbitos tem tudo para apresentar uma queda nas próximas três semanas. (diáriodepe)

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE): Homem ateia fogo na casa da ex-companheira e acaba morrendo queimado

Um homem ainda não identificado invadiu a casa de sua ex-companheira, e segundo informaçõe…