Covid-19: Veja o que muda em Pernambuco no funcionamento de bares, restaurantes e eventos a partir desta sexta-feira (14)

Após o anúncio de novas medidas restritivas em combate a Covid-19 e a Influenza, o governo de Pernambuco detalhou como será o funcionamento da nova etapa do Plano de Convivência que passa a vigorar no estado nesta sexta-feira (14) até o dia 31 de janeiro.

A partir deste final de semana, o acesso a ambientes como restaurantes, lanchonetes, bares e outros locais de alimentação, onde a retirada da máscara para consumo de alimentos e bebidas é comum, só será possível com a apresentação do passaporte vacinal. Para quem tem até 54 anos, será exigido o comprovante das duas doses da vacina ou da dose única para aqueles que foram vacinados com a Janssen. Já para quem tem mais de 55 anos, também será preciso apresentar a comprovação da dose de reforço. Além disso, só serão permitidas 20 pessoas por mesa.

Já em cinemas, teatros e museus, além do passaporte vacinal, também será preciso manter o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas que não sejam do mesmo núcleo familiar.

No caso dos mercados públicos e feiras, a fiscalização do cumprimento das regras deverá ser realizada pelos municípios. De acordo com o governo do estado, uma solicitação para que as prefeituras reforcem a fiscalização do uso correto desses espaços será enviada.

Além disso, no estado, os eventos terão sua capacidade de público reduzida para até três mil pessoas, ou 50% da capacidade do local, o que for menor, quando realizados ao ar livre. Em ambientes fechados o limite cai para mil pessoas, ou 50% da capacidade do local, o que for menor. Nesses casos, os frequentadores precisarão apresentar comprovante de imunização e teste negativo de Covid, com 24 horas de antecedência para exames de antígeno e 72 horas para exames de RT-PCR. A exigência de testagem é válida para eventos com mais de 300 pessoas. As regras também deverão ser seguidas durante os eventos sociais como festas de aniversário, casamentos e formaturas.

Os eventos programados para este final de semana deverão ser reajustados para essas novas regras.

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco registra aumento de casos de dengue nos primeiros quatro meses do ano

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nesta quarta-feira (24/04)…