Covid-19: Cinco gerências regionais avançam para a etapa 10; Petrolina permanece na etapa 9 com a liberação de atividades em clubes sociais e o futebol society

0

A partir da próxima segunda-feira (12), no feriado de Nossa Senhora Aparecida, cinco Gerências Regionais de Saúde (Geres) avançam para a Etapa 10 do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19, um estágio antes do que se convencionou chamar de “novo normal”. Com isso, as Geres 1, 2, 3, 4 e 12, que reúnem 104 municípios da Região Metropolitana do Recife, das Zonas da Mata Norte e Sul e de parte do Agreste, estarão com todos os setores econômicos funcionando sob novos protocolos. Vale destacar que o segmento de educação tem um calendário específico de retorno.

O último setor a ter sua liberação autorizada com o Plano, a partir da Etapa 10, será o de parques de diversão. Estes estabelecimentos poderão voltar a funcionar nestas cinco gerências regionais com 50% da capacidade de público, distanciamento social de um metro e meio nas áreas comuns e de 1 metro entre as pessoas dentro dos brinquedos. Além disso, será obrigatório a higienização de todos os equipamentos após a utilização.

Outra novidade é que os cinemas e os teatros também poderão ampliar sua capacidade de lotação para 50% nestas cidades. A partir da próxima semana, também estará autorizada a venda e o consumo de alimentos e bebidas, como pipocas e refrigerantes, dentro das salas de exibição em todo o Estado.

A Etapa 10 do Plano de Convivência marca ainda a realização de eventos corporativos, culturais e sociais para até 300 pessoas ou 50% da capacidade do espaço (o que for menor). Vale a pena frisar que todos esses eventos só podem ocorrer dentro de um limite de horário, que vai das 6h até a meia-noite.

Também a partir da próxima segunda-feira (12), as Geres 9 e 10, encabeçadas pelas cidades-polo Ouricuri e Afogados da Ingazeira, no Sertão do Estado, sobem para a Etapa 9. Ao todo, 23 municípios poderão ampliar os horários de funcionamento dos serviços de alimentação, como restaurantes, lanchonetes, cafés, bares e similares, que terão carga horária de funcionamento estendida em mais duas horas e passarão a operar das 6h até a meia-noite. A capacidade de lotação também será ampliada de 50% para 70%.

Essas cidades poderão reabrir cinemas e teatros sob novos protocolos, já com a autorização de venda e consumo de alimentos, além de realizar eventos culturais e sociais para até 100 pessoas ou preenchendo 30% da capacidade dos espaços (o que for menor). Só reforçando que a realização de eventos corporativos já estava autorizada para todo o Estado.

Enquanto isso, as Geres 5, 6, 7, 8 e 11, encabeçadas pelas cidades-polo Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada, deverão subir para a Etapa 10 apenas no próximo dia 19 deste mês. Já as atividades em clubes sociais e o futebol society e afins estarão liberados a partir de sexta (9).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Acusado de cometer homicídio em Petrolina (PE) é preso em Feira de Santana (BA)

Na tarde de segunda-feira (23), Policiais Civis da Delegacia de Polícia de Feira de Santan…