Covid-19: Após estudo mostrar alto risco de contaminação em terminais de Ônibus, passageiros de Petrolina e Juazeiro ficam em alerta

Usuários do transporte público de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), estão em alerta após um recente estudo da Fiocruz Pernambuco  comprovar o alto risco de contaminação da covid-19 nos terminais de ônibus. 

O estudo foi realizado no Recife, e coletou amostras de superfícies muito tocadas pelas pessoas, em diferentes pontos, como terminais de passageiros, unidades de saúde, parques públicos, mercados públicos, áreas de praia e centro de distribuição de alimento.

Apesar da capital pernambucana ter sido o local da coleta das amostras,  em outras cidades o resultado pode ser parecido pelas mesmas condições, como: grande fluxo e alta concentração de pessoas nestes locais.

De acordo com a investigação, foram coletadas 400 amostras de superfícies. Desse total, o exame  padrão ouro para detecção do novo coronavírus confirmou a presença do SARS-CoV-2 em 97 (24%),  sendo que  47 dessas amostras positivas  foram recolhidas em terminais integrados de ônibus.

Segundo o pesquisador da Fiocruz PE e coordenador do estudo, Lindomar Pena, o resultado  pode ajudar as autoridades de saúde pública  a priorizar recursos e estabelecer políticas eficazes para conter a transmissão comunitária do SARS-CoV-2 nesses pontos de controle críticos.

Para o  doutorando em Biociências e Biotecnologia em Saúde (BBS) na Fiocruz PE e autor principal do artigo, Severino Jefferson Ribeiro, o estudo também revela  que a população não está seguindo rigorosamente as medidas voltadas para prevenir a transmissão do vírus. “E infelizmente, isso acaba refletindo no que estamos vivendo atualmente com o aumento descontrolado do número de casos de Covid-19 no estado”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Vice-prefeito Simão Durando intensifica vistorias e reuniões com lideranças comunitárias em Petrolina (PE)

O vice-prefeito de Petrolina, Simão Durando, tem intensificado a agenda de vistorias de ob…