Covid-19: Algumas cidades do Sertão e Agreste avançam no Plano de Convivência; Petrolina (PE) permanece na Etapa7

0

Pernambuco completa, nesta quinta-feira (10), 100 dias desde que foi colocado em prática o Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach, dados recentes do IBGE mostram que Pernambuco tem conseguido apresentar evolução na recuperação econômica.

As atividades não essenciais, que foram totalmente suspensas durante o período mais rígido de isolamento social, começaram a retornar, de forma gradual, a partir de junho. No momento, todo o Estado está, pelo menos, na Etapa 6 do Plano de Convivência, com o comércio reaberto.

Nesta quinta, em entrevista concedida de forma remota, Schwambach detalhou as áreas que terão novos avanços a partir da próxima segunda-feira (14). No Agreste, a Geres V, com sede em Caruaru, irá para a Etapa 8, quando serão permitidos aos escritórios o funcionamento com 100% do corpo de funcionários, além da reabertura dos museus e espaços de exposição. Na análise dos últimos 15 dias, foi registrada, nessa região, uma queda de 19,9% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de 51% nos óbitos pela Covid-19

No Sertão, as Geres VI, VII e XI, com sedes em Arcoverde, Serra Talhada e Salgueiro, respectivamente, avançarão para a Etapa 7, com a ampliação dos horários dos shoppings e dos serviços de alimentação para até as 22h. Na região que compreende Arcoverde, foi registrada redução de 47,1% nos casos de SRAG e de 57,9% nos óbitos em 15 dias.

Na região de Salgueiro, a queda foi de 29,4% na comparação das semanas 36 e 35, com estabilização no acumulado dos 15 dias. Além disso, houve queda expressiva de 66% nos óbitos na comparação de duas semanas e de quase 90% da semana 36 para a 35. Já a região compreendida por Serra Talhada apresentou uma redução na ordem de 45% nos casos graves da doença e de 66% nos óbitos no período das duas últimas semanas. O restante do Estado não terá alterações em relação ao Plano de Convivência na próxima semana. Petrolina permanece na etapa 7.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Dengue pode fornecer anticorpos contra Covid-19, aponta pesquisa brasileira

Em um estudo que buscou identificar as características da propagação do novo coronavírus n…