Cortejo Afro celebra o Dia da Consciência Negra em Juazeiro nesta sexta (20)

negra

O dia da Consciência Negra, será comemorado nesta sexta-feira, (20), em Juazeiro com um Cortejo Afro saindo da Praça Dedé Caxias, às 16h, em direção à Rua da 28. O evento será animado por diversas atrações como Balé Afro Orí Bení, Samba de Véio do Rodeadouro, Quidé Falaê, Afoxé Filhos de Zaze e Tio Zé Bá. Após o cortejo haverá o desfile da Beleza Negra.

A Consciência Negra é festejada no dia 20 porque foi neste dia, em 1695, que Zumbi dos Palmares morreu. Zumbi foi o líder do Quilombo dos Palmares e comemorar a data é manter viva a lembrança de que a escravidão acabou por conta da força e resistência dos escravos, negros que viviam em quilombos como o dos Palmares. “É preciso celebrar a data, promover ações que a dignifiquem. As pessoas não podem esquecer a luta que os negros viveram contra a escravidão. E Juazeiro não poderia ficar de fora da celebração, visto que cerca de 72% da população é negra”, afirma a Gerente de Diversidade da SEDIS, Luana Rodrigues.

A Supervisora de Diversidade, Iuana Louise Santos, informou que os povos de terreiro e quilombolas da região irão participar do Cortejo Afro. “É uma data especial. O cortejo acontecerá com a beleza de um povo que se orgulha de sua raça, da cor de sua pele, da origem de seus antepassados. Aproveitamos para convidar toda a população juazeirense a participar dessa bonita festa e escolher, junto conosco, a Beleza Negra, no desfile organizado pelo artista plástico Marllus Daniel”, conclui.

Fechado para comentários

Veja também

Futebol em luto: Morre em Juazeiro (BA) Celso Maravilha

O futebol juazeirense amanheceu de luto neste sábado (27).Faleceu o meia atacante Celso Ma…