Corregedor-Geral do Poder Judiciário da Bahia conhece realidade do Conjunto Penal de Juazeiro (BA)

Com o objetivo de conhecer a realidade vivida pelos servidores e internos do Complexo Penal da Comarca de Juazeiro (BA) o Corregedor-Geral do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, realizou, no dia 31 de maio, uma visita à unidade.

A inspeção fornece à Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) do Tribunal baiano o conhecimento necessário para, em articulação com o Poder Executivo, realizar melhorias essenciais aos custodiados.

Na ocasião, o Desembargador Rotondano destacou a publicação, nesta data (31/05), do Ato Conjunto n. 01/2022, que determinou a expedição de todas as ordens de soltura (alvará de soltura, ordem de liberação, mandado de desinternação), exclusivamente, na plataforma do Banco Nacional de Mandados de Prisão – BNMP.

Durante a visita, o Corregedor conheceu as instalações técnicas que permitem a realização de audiências virtuais. Destacou, nesse ponto, tratar-se de importante ferramenta pois evita o dispêndio de recursos financeiros com o deslocamento dos presos, tornando o processo penal mais eficiente e com menor duração.

“Temos que louvar e agradecer a celeridade e as facilidades que a tecnologia tem proporcionado. Apesar dos momentos ruins da pandemia do Covid-19, ficaram lições muito boas e positivas, principalmente, nessa área das audiências virtuais”, afirmou.

Cabe salientar que, com a realização da visita no Conjunto Penal, o cidadão, interno da unidade, terá um ambiente mais salubre e respeito aos direitos previstos na legislação brasileira, além dos servidores do local que terão melhores condições de trabalho.

A inspeção trata-se de uma etapa do projeto idealizado pelo Corregedor-Geral da Justiça, que tem por finalidade entender a dinâmica e rotina de funcionamento dos locais onde os presos cumprem pena ou aguardam o julgamento de seus processos.

Além do Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, participaram da inspeção em Juazeiro, o Juiz de Direito titular da Vara de Execuções Penais da Comarca, Roberto Paranhos Nascimento, o Chefe de Gabinete da Corregedoria Geral, Yuri Bezerra de Oliveira, a Assessora Jurídica Isabela Burke Galrão Alves e o Tenente Gilvan Barbosa da Silva, Diretor Adjunto da unidade.

Fechado para comentários

Veja também

Três pessoas são baleadas no Centro de Juazeiro (BA)

Três pessoas foram atingidas por disparos de arma de fogo na noite dessa quinta-feira, (28…