Coronavírus: Ponto de coleta já realizou mais de 1.300 testes rápidos em Juazeiro (BA)

0

Com o objetivo de intensificar as testagens em pacientes com sintomas suspeitos do novo coronavírus, a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde implantou no município no dia 11 de maio o ponto de coleta da COVID 19. Esta unidade que funciona de segunda a sexta-feira em horário comercial na Escola Judite Leal Costa, atende pacientes notificados pelos postos de saúde com algum sinal ou sintoma gripal. Desde a implantação, o ponto de coleta realizou 1.393 testes rápidos, destes 390 foram casos positivos e 1.003 foram descartados por testarem negativo. São 100 atendimentos por dia.

Os exames são realizados em pacientes que apresentaram algum sintoma gripal e foram notificados pelo posto de saúde do bairro onde residem. O teste rápido é realizado no 10º dia do primeiro sintoma. O ponto de coleta foi montando com o objetivo de intensificar as testagens no município para mapear os casos na cidade e, através das equipes das Unidades Básicas de Saúde, acompanhar os pacientes positivos à doença.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, o ponto de coleta é referência para testagem em pacientes considerados sintomáticos, ou seja, que desenvolveram algum sintoma que torna o paciente suspeito. “Juazeiro vem desenvolvendo ações de controle à COVID 19 desde antes dos primeiros casos registrados na cidade. O ponto de coleta foi uma dessas ações desenvolvidas para testar os pacientes sintomáticos. Estamos a cada dia intensificando as testagens e assim mapeando os casos na cidade. É uma importante ação do município e que será ampliado a partir desta quinta-feira (02) na cidade”, acrescentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Dengue pode fornecer anticorpos contra Covid-19, aponta pesquisa brasileira

Em um estudo que buscou identificar as características da propagação do novo coronavírus n…