Convênio entre IES do Vale do São Francisco para realização do Programa de Mobilidade Estudantil entra em vigor

univasfbomfin

O Convênio de Cooperação Técnica que regula o Programa de Mobilidade Estudantil entre as Instituições de Ensino Superior (IES) do Vale do São Francisco entrou em vigor em 5 de outubro, com sua publicação no Diário Oficial da União (DOU). O programa, que terá vigência por um prazo de cinco anos, visa proporcionar aos discentes das IES signatárias do convênio a possibilidade de cursar disciplinas e/ou componentes curriculares ofertados por instituições de ensino diferentes daquelas onde estão regularmente matriculados.

Participam da iniciativa como instituições signatárias a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). O Termo de Cooperação Técnica N° 5/2015, que regula o programa, foi assinado no dia 23 de setembro, numa solenidade realizada no Auditório Tadeu Severino Pires, do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), Campus III, da Uneb, em Juazeiro (BA).

Segundo o pró-reitor de Ensino da Univasf, Leonardo Sampaio, o programa de mobilidade representa a possibilidade de diversificar a formação dos estudantes destas instituições de ensino. “O convênio prevê que o estudante poderá cursar disciplinas que não fazem parte necessariamente do seu curso de origem e possibilita que ele recorra à grade das outras instituições, caso haja pendências ou interesse por outras disciplinas”, explica.

De acordo com o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima, a mobilidade acadêmica irá potencializar a qualidade da formação dos estudantes. “O objetivo é romper os muros que separam as instituições de ensino superior que estão no Vale do São Francisco e, de forma integrada, cumprir nosso papel verdadeiramente como educadores e formadores de bons profissionais para que haja uma transformação na nossa região a partir do ensino superior de qualidade”, afirma.

A próxima etapa de implantação do Programa de Mobilidade Estudantil é a criação de um Comitê Coordenador do convênio, que será formado por um titular e um suplente indicado por cada uma das IES. O Comitê será responsável por estabelecer os procedimentos gerais, assim como coordenar e acompanhar a execução da mobilidade. Cada IES irá lançar seus editais de processo seletivo a partir das diretrizes definidas pelo Comitê Coordenador. Cada edital irá estabelecer as normas internas de funcionamento do programa. A expectativa é que as primeiras experiências de mobilidade estudantil nos cursos de graduação aconteçam já no primeiro semestre letivo de 2016.

Fechado para comentários

Veja também

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Astronomia terminam neste sábado (31)

Encerram hoje (31), as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica…