Construção do Hospital Dom Tomas vai garantir para Petrolina e região expansão no atendimento

0

hospital

Resultado de um sonho antigo da APAMI, instituição que se especializou em pioneirismo na cidade; com atenção a saúde da mulher; cuidado com as crianças e atendimento a pessoas com câncer; já está em construção em Petrolina o Hospital Dom Tomás. Nele, serão reunidos todos os atendimentos, hoje oferecidos pela Unidade de Diagnósticos, Laboratório Isaias Coelho e Centro de Oncologia facilitando a prevenção, o diagnóstico e tratamento do câncer.

O Hospital Dom Tomas que está com aproximadamente 60% de obra concluída, seguirá os moldes do atual funcionamento e será uma entidade filantrópica e Unidade de Alta Complexidade, que vai oferecer desde serviços de prevenção, com exames laboratoriais até tratamentos complexos como quimioterapia,hormonioterapia, cirurgia de pequena, média e grande porte e pediátrica; além de radioterapia, mastologia, urologia, hematologia, ginecologia, patologia, clínica geral, cuidados paliativos; enfermagem, nutrição, assistência social e fisioterapia.

Atualmente o Centro de Oncologia Dr. Muccini/APAMI, em funcionamento desde 1998, realiza os atendimentos da demanda local e de outros 53 municípios, incluindo os Estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. O Ceoncopresta assistência social, psicológica, nutricional e médica através de uma equipe multiprofissional composta por excelentes especialistas na área.

Além da quimioterapia, também são realizadas hormonioterapia, imunoterapia, entre outros métodos de tratamento que tem o objetivo de atacar o câncer através da prevenção, efetivando a proposta máxima da Organização Mundial de Saúde. Nesse ambiente também são realizadas, em parceria com entidades afins, campanhas e atividades preventivas à doença.

O Ceonco dispõe de uma estrutura física composta por consultórios, leitos de observação adulto e infantil, sala de preparação de medicamentos, salões para quimio/hormonioterapia, farmácia oncológica, câmara de fluxo laminar, entre outros. Com o funcionamento do Hospital Dom Tomás, toda essa estrutura de atendimento será ampliada. A previsão é que a primeira ala da instituição esteja funcionando até o final deste ano.

O objetivo ainda é que o HDT concentre uma Unidade de Estudo e Pesquisa em Oncologia, que comportará uma equipe multidisciplinar junto às instituições parceiras especializadas na área e de ensino superior, para aprimoramento constante de condutas atualizadas, integradas e técnico cientificamente estabelecidas, além de estudos direcionados ao conhecimento do câncer na região.

O hospital que terá capacidade infraestrutural para continuar atendendo a demanda dos três estados, será composto em um prédio de quatro andares com área construída de 11.282 m². Na primeira etapa vão funcionar de imediato as alas de enfermaria adulto e pediátrica, cuidados paliativos, bloco cirúrgico, emergência e semi-intensiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Homem tenta fugir mas é preso com droga e faca no bairro Mandacaru, em Petrolina (PE)

Um homem, que não teve o nome divulgado, foi preso durante rondas ostensivas de policiais …