Conselho determina interdição ética do serviço de enfermagem do Hospital da Restauração em Recife (PE)

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) determinou, nesta quarta-feira (6), a interdição ética dos serviços de enfermas das alas vermelha e laranja 1 e 2 do Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área central do Recife. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

Como fundamento para a medida, o Coren-PE citou a “comprovação da incapacidade da unidade em oferecer segurança aos profissionais e pacientes para a manutenção dos cuidados prestados”.

A determinação ressalta que pacientes já admitidos na unidade de saúde continuarão a ser atendidos pelos profissionais – a restrição se aplica apenas à chegada de novos pacientes.

Por meio de nota emitida horas após a interdição, o HR classificou a medida do conselho como “intempestiva e política”. Foi convocada para esta tarde uma entrevista coletiva de imprensa com o diretor-geral do hospital, o médico Miguel Arcanjo, que deverá abordar a consequência da interdição para pacientes e a rotina de atendimento da unidade.

Para a presidente interina do Conselho, Thaíse Torres, a medida é uma forma de a entidade garantir que a Lei do Exercício Profissional e o Código de Ética da Enfermagem sejam respeitados e cumpridos pelos serviços de Saúde.

“É nossa função garantir que as instituições preservem a garantia mínima das condições para uma assistência segura e de qualidade. Não há como manter em serviço profissionais que evidentemente lidam com o risco de graves danos à sua saúde ante a precariedade da estrutura do HR. Risco que se estende inclusive aos pacientes em atendimento. É nosso dever protegê-los. A condição para a desinterdição é a comprovação de que as irregularidades foram sanadas”, pontuou.

Em junho, ao anunciar licitação de R$ 2,1 milhões para primeira etapa de obras de reparo no HR, o Governo do Estado anunciou um investimento total de R$ 24 milhões em melhorias.

Fechado para comentários

Veja também

Prefeitura de Petrolina (PE) participa de encontro sobre Cidades Inteligentes em Porto Alegre

A Prefeitura de Petrolina foi representada através do gestor da Secretaria de Inovação e T…