Conselho cobra posicionamento dos municípios sobre a vacinação contra a covid-19 para os Profissionais de Educação Física em Pernambuco

O CREF12/PE cobra urgência na vacinação contra a COVID-19 para todos os Profissionais de Educação Física de Pernambuco. O Prof. Lúcio Beltrão, presidente do Conselho, enviou ofício ao Governador do estado, prefeitos, às Secretarias de Saúde de Pernambuco e de vários municípios, informando que não há hierarquia entre os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, do Conselho Nacional de Saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, Profissionais da Educação Física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares).

O documento ressalta a convocação do Ministério da Saúde através da Portaria nº 639/2020, que no início da pandemia, em abril de 2020, realizou o cadastramento e a capacitação dos Profissionais de Educação Física, para a atuação na linha de frente contra a COVID-19.

O ofício ainda destaca a importância da atuação dos Profissionais de Educação Física na promoção de saúde e na prevenção de doenças e a importância dos locais de prática da Educação Física na realização do atendimento. O ofício chama atenção também para a importância dos estabelecimentos de saúde onde os Profissionais de Educação Física atuam, que são os estúdios, as praias, parques, praças, academias, box, condomínios, a casa dos pacientes, entre outros locais.

“Assim como outras profissões de saúde podem trabalhar em hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. É preciso entender essas diferenças, respeitar todas as profissões de saúde, ter bom senso e responsabilidade”.

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco: Homem é preso em flagrante por enviar caixa de cerveja contendo maços de dinheiro ao secretário da Fazenda 

Um homem foi preso em flagrante por oferecer suborno ao secretário da Fazenda de Pernambuc…