Conhecimento sobre Haddad sobe de 59% para 71% dos eleitores, aponta Datafolha por Postado em 15 de setembro de 2018 No fim de agosto, segundo pesquisa Datafolha, menos de dois terços dos eleitores conheciam Fernando Haddad (PT), então vice na chapa do ex-presidente Lula, que está preso em Curitiba. Desde então, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) barrou a candidatura de Lula e Haddad começou a fazer mais atos de campanha pelo Brasil falando em nome do ex-presidente. Oficializado nesta semana como o candidato ao Planalto no lugar de Lula, Haddad passou dos então 59% de conhecimento para 71% no último levantamento do instituto, divulgado nesta sexta (14). Atualmente, 20% dizem conhecê-lo “muito bem” enquanto 27% só ouviram falar sobre ele. Uma boa notícia para o candidato do PT é que ele ainda tem espaço para crescer no Nordeste e Norte, já que 35% e 40% dos eleitores dessas regiões, respectivamente, dizem ainda não conhecê-lo. Entre os nordestinos, 49% dizem que votariam com certeza em um candidato indicado por Lula, e 15% talvez o fizessem. No Norte, os índices são de 42% e 13%. Ciro Gomes (PDT), que disputa os eleitores de esquerda com Haddad, por exemplo, não é conhecido por apenas 17% dos eleitores do Nordeste e 23% dos do Norte. A mais conhecida entre os candidatos continua sendo Marina Silva, da Rede, com 92%, seguida de Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Ciro Gomes (PDT), com 89%, 88% e 86%, respectivamente. Isso, no entanto, é uma má notícia para a candidata, já que, mesmo sendo a mais conhecida, suas intenções de voto só têm caído desde o fim de agosto: hoje ela tem 8%, metade das intenções de voto que tinha quando sua candidatura foi registrada em agosto. CONVICÇÃO Os eleitores de Bolsonaro seguem como os mais convictos, com 75% declarando que estão totalmente decididos a votar nele. Haddad está em segundo na fidelidade dos votos, e foi um dos candidatos que viu uma maior cristalização das intenções desde que foi oficializado como cabeça de chapa do PT: de 67% na segunda-feira (10) para 72% na pesquisa divulgada nesta sexta. Marina, da Rede, teve neste campo uma de suas poucas vitórias. Se nos últimos quatro dias a sua intenção de voto caiu de 11% para 8% -dentro da margem de erro de dois pontos para mais ou para menos-, no mesmo período, a parcela de eleitores que se diz totalmente decidida da escolha por ela cresceu nove pontos, de 29% para 38%. Os eleitores menos convictos, entre os candidatos com mais de 3% dos votos, são os de Henrique Meirelles (MDB): 64% afirma que poderá mudar de ideia até 7 de outubro. O último levantamento Datafolha, registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR 05596/2018, foi feito entre quinta (13) e sexta (14), ouvindo 2.820 eleitores em 197 cidades, com uma margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela Folha de S.Paulo e pela Rede Globo. O nível de confiança é de 95%. (Folha PE)