Confirmada circulação da variante Ômicron em Pernambuco; Há um caso em Petrolina (PE)

A circulação da variante Ômicron, da Covid-19, foi detectada em Pernambuco pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nesta sexta-feira (7). A confirmação veio após análise realizada pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) que teve acesso a material biológico de pacientes que testaram positivo para a doença.

Ao todo, de 80 amostras, coletadas entre o final de novembro até dezembro de 2022, 21 (26%) faziam parte da linhagem ômicron. De acordo com a SES-PE, os pacientes, que realizaram testagem entre 15 e 31 de dezembro, são da Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão do São Francisco, além de Fernando de Noronha. Nas outras 59 (73%) amostras foi detectada a variante Delta.

Sobre os casos de ômicron registrados no Estado, 14 foram em pessoas em Recife. As cidades de Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Frei Miguelinho, Garanhuns Lagoa Grande, Petrolina e Fernando de Noronha, contaram com um caso cada. Os pacientes tinham entre 1 e 67 anos. As faixas etárias são: 0 a 9 (3), 20 a 29 (3), 30 a 39 (4), 40 a 49 (6), 50 a 59 (2) e 60 e mais (3).

De acordo com análises de sistemas de informação, apenas um caso (homem, 67 anos, de Lagoa Grande, vacinado com duas doses) precisou de internação em leito de enfermaria, mas já recebeu alta.

Fechado para comentários

Veja também

Local de prova do concurso unificado será divulgado nesta quinta-feira (25), às 10h

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibiliza, nesta quint…