Confira os bairros com maiores taxas de infestação de Dengue em Petrolina (PE)

O terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2024, realizado pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, apontou nível de infestação do mosquito de 0,5%. Isso significa que o município apresenta baixo risco para surto de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. O levantamento foi feito entre os dias 6 e 10 de maio.

Foram visitadas casas e estabelecimentos comerciais em 108 pontos da cidade. Os lugares com maiores taxas de infestação foram: Novo Tempo V; condomínios Mais Viver São Francisco, Mais Viver Grande Rio, Vinhedos, Vila Real, Vila Verde; Loteamento Vale Dourado; Vila Esperança; Vila das Esmeraldas; Pedra Linda; Morada Nova e Antônio Cassimiro, que apresentaram índices de 2,1%, ou seja, está alta a possibilidade do mosquito se reproduzir. O demais pontos variaram de 1% a 0%.

A Secretaria reforça que as temperaturas elevadas e chuvas intermitentes proporcionam condições favoráveis a proliferação do Aedes. A gestão ressalta a necessidade de que sejam mantidos os cuidados mesmo diante do resultado satisfatório do LIRAa, apresentando baixo risco de infestação. Os indicadores servem para manter o alerta e prevenção para evitar surto do mosquito. O cuidado com o mosquito Aedes aegypti é individual e deve ser feito por todos.

Dicas de prevenção:

Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, ambiente propício para procriação do Aedes aegypti. Tampar tonéis, caixas d’água e lixeiras; manter as calhas sempre limpas; preencher os pratos de vasos de plantas com areia; limpar com escova, ou bucha, os potes de água para animais; retirar a água acumulada na área de serviço; são algumas medidas eficazes que os moradores devem adotar para evitar essas doenças.

Deixe um comentário

Veja também

Agora é oficial: Dia 20 de Novembro será Feriado Nacional

Nesta segunda-feira (20), o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou o Dia da…