Compesa responde denúncia de morador sobre morte de animais na Lagoa Manoel do Arroz em Petrolina (PE)

Essa semana, o blog publicou uma denúncia de um morador  a respeito da morte de animais que vivem na lagoa de estabilização conhecida por ‘Manoel dos Arroz’, em Petrolina (PE). O comunitário flagrou peixes na beira da lagoa buscando respirar e outros animais já mortos.

Em resposta à matéria, a Compesa enviou uma nota informando que foi necessário reduzir o nível da lagoa, mas que um programa de resgate da fauna já foi iniciado e que as espécies estão sendo monitoradas.

Confira a nota na íntegra:

“A Compesa esclarece que vem atuando para concretizar a desativação da Estação de Tratamento Vila Eulália, iniciada em abril de 2021. No momento, encontra-se em andamento, o Programa de Resgate da Fauna de Vertebrados Aquáticos/Paludícolas e Monitoramento do Caiman latirostris (Daudin, 1801) – jacaré-do-papo-amarelo, nas áreas urbanas.

Para o cumprimento das etapas necessárias nesse processo, desde o final do mês de março o nível da lagoa precisou ser reduzido para que o manejo de peixes se tornasse possível. Visando à preservação da fauna existente, há monitoramentos constantes do nível da lagoa e o comportamento da espécie, para que sejam adotados os procedimentos necessários.

No momento, a equipe está reintroduzindo água para que a captura seja realizada de forma adequada, conforme previsto no Plano de Gestão da Qualidade Ambiental e com a ciência da CPRH. A previsão é de que até 21/04/2022, todas os peixes sejam retirados para a conclusão dessa etapa.”

Fechado para comentários

Veja também

Coluna Literária do Domingo

“Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para cor…