Comissão de Saúde da Alepe cobrará medidas urgentes ao governo para barrar mortalidade materno-infantil em Pernambuco

debate

Entidades e profissionais de saúde expuseram nesta quinta-feira, 21, durante audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), os problemas existentes no atendimento materno-infantil no estado. Relatos como o aumento no número de óbitos de mães e recém-nascidos, tiveram destaque O debate foi presidido pelo deputado estadual Odacy Amorim, presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa (Alepe).

“A situação do atendimento materno-infantil no estado é grave. A qualidade no atendimento não é boa e nos últimos anos tem piorado. A mortalidade infantil tem aumentado. Como presidente da Comissão de Saúde, vamos agir e cobrar melhorias ao governo estadual. Esse é o nosso dever”, constatou o deputado Odacy Amorim.

Como encaminhamento, os deputados estaduais decidiram criar um grupo de trabalho para aprofundar o tema para a busca de soluções urgentes. “”Vamos aprofundar as informações que recebemos e buscar as soluções que são necessárias e urgentes”, frisou Odacy.

Os parlamentares cobrarão ainda ao governo de Pernambuco os dados atualizados da mortalidade de gestantes e recém-nascidos no estado que, segundo o diretor do Cremepe, José Olímpio, tem crescido em 2015. “Precisamos repactuar o acompanhamento à saúde da gestante com os municípios e garantir a escala das equipes médicas nos hospitais para melhorar o atendimento”, declarou o presidente.

O debate reuniu deputados estaduais e representantes de diversas entidades de saúde. Além do Cremepe, participaram da audiência pública o Ministério Público de Pernambuco, Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE), Sindicato dos Enfermeiros, Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (SindSaúde), além da Secretária de Saúde de Pernambuco, entre outros convidados.

Fechado para comentários

Veja também

Motoristas de aplicativos em Pernambuco farão paralisação nesta terça (26); confira local de concentração em Petrolina (PE)

Motoristas de aplicativo de Pernambuco irão participar de uma paralisação nacional que ser…