Comissão de Educação da Câmara pede intervenção dos senadores de Pernambuco sobre precatórios do FUNDEF de Petrolina

A Comissão de Educação da Câmara Municipal, formada pela Presidente, vereadora Maria Elena Alencar, a Relatora, vereadora Cristina Costa, e o Secretário, vereador Ruy Wanderley, solicitaram, por meio do requerimento nº 235/2020, ao prefeito Miguel Coelho que peça intervenção dos senadores de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos, junto ao processo dos precatórios de Petrolina-PE, referentes a verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

O requerimento, que foi aprovado na Sessão virtual da Câmara de Petrolina, realizada na terça-feira (28/07), pede apoio para a elaboração da redação e aprovação de emenda ao Projeto de Lei 1.581/2020, para que seja destinado o percentual de 60% do recurso indenizatório proveniente de precatórios federais oriundos do Fundef para o pagamento exclusivo dos professores em efetivo exercício à época. Esse repasse é referente aos anos de competência do recurso no município, bem como, a destinação dos 40% restantes para uso exclusivo na educação municipal. A Comissão ainda requer auxílio para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional, PEC 15/2015, nos percentuais aprovados na votação de 21 de julho de 2020, na Câmara dos Deputados.

Os pedidos, feito por meio desse requerimento, foram realizados após uma reunião com o Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina-PE (SINDSEMP), Walber Lins, o Diretor jurídico do Sindicato, Valdemar Gomes, o representante da Associação de Professores, Carlos Odair, com a Comissão de Educação da Câmara, ocorrida na quarta-feira (22/07), para discutir sobre os precatórios do Fundef de Petrolina. Esse encontro só foi possível, devido a atuação da vereadora Cristina Costa, que já havia aprovado desde o início do mês de julho, o requerimento nº 188/2020, solicitando do prefeito Miguel Coelho informações mais detalhadas sobre os precatórios.

No dia 08 de julho, a parlamentar se reuniu com um grupo de professores, formado por Augusto Carvalho, Maria Deliene Alves e Maria do Carmo Fernandes, que buscavam informações acerca do pagamento dos precatórios e, nesse mesmo período, ainda convidou, por meio de ofício, o SindSemp para tratar do assunto em uma reunião. Esse encontro, que ocorreu no dia 15 de julho, contou com a presença do Presidente do Sindicato, Walber Lins, o Diretor jurídico, Valdemar Gomes, do representante da Associação de Professores, Carlos Odair, e a participação virtual de Inês Silva, membro do SindSemp, onde foram tirado os encaminhamentos do grupo se reunir com a Comissão de Educação para solicitar apoio na luta dos servidores municipais.

“Estamos atuando para que os profissionais da educação sejam respeitados e tenham seus direitos garantidos, pois são muitos anos de espera por esse pagamento dos precatórios.”, declarou Costa.

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco registra aumento de casos de dengue nos primeiros quatro meses do ano

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nesta quarta-feira (24/04)…