Começa hoje (03) Startup Weekend Petrolina que promete 54h de atividades

0
0

startup

O Startup Weekend Petrolina 2016 inicia hoje (03), a partir das 18h30, no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Centro, em Petrolina (PE). O evento segue até domingo (05) e é organizado por professores e estudantes dos Colegiados de Administração e Engenharia de Produção da Univasf em parceria com outras instituições e empreendedores locais, visa fomentar a cultura do empreendedorismo tecnológico, inovação e desenvolvimento de startups na região. Para participar os interessados devem realizar as inscrições até hoje.

A programação consiste em 54 horas de imersão nas atividades, nas quais os participantes discutirão as ideias que serão trabalhadas, formarão times e lançarão startups que serão premiadas ao final do evento. Ao todo, serão formadas 12 startups e três serão premiadas. As inscrições para participar do Startup Weekend Petrolina são efetuadas no site do evento, nas categorias desenvolvedor, designer e negócio e custam R$ 120,00.

O evento contará com participantes de Petrolina e Juazeiro (BA) e de outras cidades, entre as quais Recife (PE). A expectativa dos organizadores para a abertura do Startup Weekend Petrolina é positiva. “Além do aumento do número de inscritos, esperamos muito entusiasmo e motivação dos participantes”, destaca o coordenador do evento na Univasf e professor do Colegiado de Administração, Deranor Oliveira. Ele ressalta, ainda, que outro resultado esperado é a continuidade das ideias que serão testadas e avaliadas durante as 54 horas do Startup Weekend Petrolina.

O estudante de Engenharia Civil da Univasf Thiago Cintra Athanázio participou da última edição do evento, realizada ano passado, e participará novamente este ano. Para ele, as 54 horas do evento equivalerão a um ano de curso de empreendedorismo e auxiliarão na transformação da cultura universitária. “Espero que o evento deste ano seja melhor ainda do que o primeiro e auxilie na transformação da nossa cultura universitária em uma cultura de inovação e empreendedorismo”, destaca.

Athanázio irá apresentar uma ideia na área de Tecnologia da Informação, que será um aplicativo para gestão da segurança pública municipal, e destaca a universalidade do Startup Weekend Petrolina. “Acredito que o evento fornece para todas as graduações a opção de ser um empregador ao invés de um empregado, o que tira um ou mais desempregados dos nossos índices. Isso é transformação social”, comenta.

O Startup Weekend já aconteceu em mais de 600 cidades do mundo e será realizado no Vale do São Francisco pela segunda vez. Criado pela instituição sem fins lucrativos, UP Global e patrocinado pelo Google, o Startup Weekend já foi executado em 150 países. A última edição regional foi realizada no ano passado no Sest/Senat, em Petrolina.