Com a contaminação dos rejeitos da barragem de Brumadinho (MG) no Rio São Francisco, Petrolina está em estado de alerta

0

O Velho Chico é um dos rios mais importantes do Brasil, e que atualmente encontra-se em situação de risco, pois os rejeitos da barragem Córrego do Feijão, da Vale, rompida no dia 25 de janeiro, em Brumadinho (MG), já estão afetando a qualidade da água do Rio São Francisco, como mostrou um relatório divulgado na última sexta-feira (22), pela Fundação SOS Mata Atlântica.

De acordo com os dados da organização, dos 12 pontos analisados, nove estavam com condição ruim e três regular, o que torna o trecho a partir do Reservatório de Retiro Baixo, entre os municípios de Felixlândia e Pompéu até o Reservatório de Três Marias, no Alto São Francisco, com água imprópria para usos da população.

Nestes pontos, a turbidez estava acima dos limites legais definidos pela Resolução 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), para qualidade da água doce superficial. Em outros locais, este indicador chegou a ser verificado entre duas e seis vezes mais que o permitido pela resolução. Outra preocupação é a concentração de ferro, manganês, cromo e cobre que também estava acima dos limites máximos permitidos na legislação, o que evidencia o impacto da pluma de rejeitos de minério sobre o Alto São Francisco.

Em Petrolina, alguns vereadores como Gabriel Menezes, Ruy Wanderley, Cristina Costa e Ronaldo Cancão já estão buscando alternativas para que os rejeitos não atinjam a população do Vale do São Francisco. Em uma coletiva realizada na manhã de ontem (25), na Casa Plínio Amorim, os vereadores apresentaram amostras de águas coletadas em diferentes represas que serão encaminhadas à EMBRAPA Semiárido para análise.

A Comissão criada pelos parlamentares pretende cobrar dos órgãos competentes da região e do Governo Federal ações imediatas para evitar maiores consequências do acometimento dos minérios nas águas do Rio São Francisco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Polêmica: ‘Pulmões do mundo são os oceanos, não a Amazônia’, diz Mourão

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, rebateu, nesta quinta-feira (22), os come…