Com a chegada da primavera, médica recomenda cuidados com a pele em Petrolina

A primavera chegou, e com ela, dois velhos conhecidos dos petrolinenses reaparecem com mais força: o sol e as altas temperaturas registradas nos termômetros da cidade do Sertão pernambucano. Por isso, é importante estar atento aos prejuízos dos raios solares em demasia, que podem causar – além de problemas de pele – desconfortos como desidratação. Para reduzir os transtornos, a médica de família e comunidade, Roanna Beda, que atua na Atenção Básica do município, vinculada à Secretaria de Saúde de Petrolina dá algumas dicas.

A profissional explica que um ponto importante a se considerar é que o sol é fonte de vitamina D, fundamental para a saúde óssea. “O sol, se utilizado a favor do nosso organismo, é responsável pela síntese de vitamina D, o que auxilia no desenvolvimento de ossos e dentes. Mas, para isso é importante não abusar e lembrar que a exposição ao sol deve ser feita antes das 10h e após às 16h”, explica.

Quem se expõe ao sol, independente do horário, deve utilizar sempre protetor solar. Em horários de raios solares mais fortes, deve ainda utilizar protetores de barreira e procurar sempre locais com cobertura. “Quando o sol está mais forte é necessário o uso de chapéu, óculos de sol, camisas de manga comprida de preferência com proteção UVA/UVB, para prevenir insolações, manchas, pigmentações, queimaduras e câncer de pele”, informa.

Além dos problemas com a pele, outro problema causado pelas altas temperaturas é a desidratação, decorrente da perda de água pelo organismo, sem a reposição adequada. “Essa é a recomendação mais conhecida, mas muitos esquecem: beber água, muita água. Se possível andar sempre com uma garrafinha. Se em dias comuns o recomendável é beber cerca de 2 litros, em dias de muito calor e exposição ao sol, é necessário beber ainda mais. Boca seca, lábios ressecados, dor de cabeça e náuseas podem ser sintomas de desidratação, portanto é importante repor a água que se perde seja pelo suor, saliva, urina e respiração”, completa

Fechado para comentários

Veja também

Três influenciadoras digitais são presas por divulgar uso de ‘vapes’ com óleo de maconha

Agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Distrito Federal iniciaram n…