Chuvas: Em Pernambuco, Bolsonaro diz que os municípios que solicitarem apoio federal serão beneficiados

O presidente Jair Bolsonaro chegou ao Recife na manhã desta segunda-feira (30) acompanhado de uma comitiva de ministros e sobrevoou áreas da Região Metropolitana do Recife (RMR) que foram afetadas pelos recentes temporais.

Em coletiva de imprensa realizada na Base Aérea do Recife, no bairro do Jordão, o chefe do Executivo destacou a destinação de recursos, vindos de um fundo federal com R$ 1 bilhão, para a realização de serviços essenciais após as grandes chuvas.

O presidente afirmou, ainda, que os municípios que solicitarem apoio federal devem ser beneficiados. Ele afirmou que a cidade do Jaboatão dos Gurararapes já fez a solicitação e já recebeu os recursos. De acordo com a Prefeitura de Jaboatão, foram recebidos R$ 2,3 milhões destinados à assistência humanitária.

Segundo o presidente, quando um município decreta calamidade, o Ministério de Desenvolvimento Regional reconhece e o recurso deve ser liberado, em média, em até 48 horas, ou até no mesmo dia. “Essa iniciativa tem que partir dos respectivos prefeitos, decretando calamidade total ou parcial em seu município”, comentou.

Bolsonaro também recordou outras regiões atingidas por fortes chuvas este ano, como o Sul da Bahia e a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. “Infelizmente essas catastrófes acontecem. Um país continental tem seus problemas”, disse.

Fechado para comentários

Veja também

Motoristas de aplicativos em Pernambuco farão paralisação nesta terça (26); confira local de concentração em Petrolina (PE)

Motoristas de aplicativo de Pernambuco irão participar de uma paralisação nacional que ser…