Chesf inicia redução da vazão da Barragem de Sobradinho (BA) a partir desta quinta (10)

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) iniciou, nesta quinta-feira (10), o processo de redução da vazão do volume de água no lago de Sobradinho (BA). A defluência será de 4 mil m³ por segundo, para 3.500 m³ por segundo. Até o próximo sábado (12), a vazão deverá ser reduzida para 3 mil m³ por segundo.

A medida foi tomada pela Chesf porque a hidrelétrica está recebendo um menor volume de água nos últimos dias, já que houve redução das chuvas no alto do Rio São Francisco. Com isso, há necessidade de controlar os níveis dos reservatórios que compõem a bacia do Velho Chico.

Em janeiro, a liberação de água nos reservatórios se deu por causa das fortes chuvas que caíram em Minas Gerais, onde está localizada a nascente do rio. Com a cheia do rio, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) autorizou a liberação da água dos reservatórios das hidrelétricas.

Nesta quinta, o reservatório está com pouco mais de 82% do volume útil, e deve chegar a 100% até o final do mês de abril, quando se encerra o período úmido na região norte do estado. A última vez que chegou o reservatório atingiu o nível de 80% foi em julho de 2020.

Apesar da diminuição, a Chesf reforça que as regiões ribeirinhas na calha principal do rio devem continuar desocupadas, já que ainda existe a possibilidade de chuvas e a vazão pode voltar a subir, caso seja necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

América Latina: Primeiro caso de varíola do macaco é confirmado na Argentina

O primeiro caso de varíola do macaco foi confirmado na América Latina na sexta-feira (27).…