Centros acadêmicos e executivas de cursos de pedagogia repudiam prática da comissão organizadora de Encontro Nacional que será realizado em Petrolina

Durante os dias 29 a 1 de Maio foi realizado o 21° Fórum Nacional de Pedagogia, em Belo Horizonte, evento importante para o debate e articulação do Movimento Estudantil de Pedagogia- MEPe. Durante todo o evento houve o aparelhamento nas atividades propostas e nas reuniões do FONEPe e EXNEPe pelo Movimento Estudantil Popular Revolucionário(MEPR) nas representações dos integrantes dos Centros Acadêmicos e das Executivas dos estados de Minas Gerais, Rondônia e da Comissão Organizadora do 37º ENEPe. Na nossa concepção e segundo nosso estatuto no Artigo 45º isso se constitui em infração grave a ExNEPe, pois, estavam se “utilizando da entidade (MEPe) para fins diferentes dos seus objetivos, visando o privilégio de pessoas, de grupos, de outras entidades ou de agremiações partidárias ou religiosas […]”, as entidades presentes que assinam essa nota deixam claro que somos contra o aparelhamento do MEPR, da UNE e de qualquer outras organizações que por ventura venha aparelhar e utilizar da nossa entidade, o MEPe, para fins próprios. Partindo desse pressuposto, viemos por meio desta nota DENUNCIAR e REPUDIAR as atitudes AUTORITÁRIAS e ANTIDEMOCRÁTICAS da Comissão Organizadora do 37º ENEPe – Petrolina no dia 30 de abril na reunião presencial da Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) durante o 21 FONEPe – Belo Horizonte, com pauta única de Preparação pro 37 ENEPe – Petrolina.

Durante a reunião a C.O. foi questionada pelos estudantes presentes no evento sobre a ausência de informação e a viabilização do evento, com os pontos de infraestrutura, alimentação, valores das inscrições e orçamento. A C.O. não evidenciou com clareza os pontos indagados, mesmo tendo a postura incoerente de meses de silêncio. A C.O. NÃO QUERIA DIALOGAR COM OS ESTUDANTES, e de forma AUTORITÁRIA impôs suas colocações sem alterar suas propostas, agindo de forma antidemocrática, tendo até se negado a fazer autocrítica referente a sua postura de não divulgar nenhuma informação sobre o evento, atitude que impede a organizações das delegações para o evento.

O não diálogo da C.O. é prejudicial ao MEPe pois, nega a não garantia de alojamento e alimentação suficiente, restringindo o acesso dos estudantes de pedagogia a este encontro, não oferecendo capacidade para alojar a média de 1000 estudantes mas apenas 600 e estimando alimentação apenas para 400 pessoas. A C.O. não se mostra ainda disposta a dialogar sobre cortar gastos desnecessários como, por exemplo, 7 mil reais para o som para baratear as inscrições de um evento que é realizado de estudantes para estudantes de pedagogia, que fazem parte da classe trabalhadora.

Quando pressionada para que dialogasse com os estudantes presentes a C.O. de forma AUTORITÓRIA se RETIROU DA REUNIÃO DA EXNEPe junto com as Executivas de Rondônia e Minas Gerais, o Centro Acadêmico da UNEB – Juazeiro, o Centro Acadêmico de UFMG – Belo Horizonte, como forma de implodir a reunião. Após estas atitudes os Centros/Diretórios Acadêmicos e Executiva Estaduais que compõem a EXNEPe presentes, deliberaram a continuação da reunião avaliando a necessidade da discussão em caráter de urgência, já que faltam menos de 3 meses para o evento. Além disso, denunciamos e repudiamos a atitude de uma companheira da Executiva mineira em que a mesma teve atitudes agressivas a um companheiro que faz parte da EXNEPe enquanto membro de Diretório Acadêmico batendo várias vezes na mesa exigindo retirar do espaço da reunião os documentos comprobatórios dos delegados do 21 FONEPe que estava sobre seus cuidados enquanto mesa.

A comissão organizadora fere o Estatuto e os estudantes presentes não concordam com as atitudes de omissão das informações do evento e autoritarismo durante a Reunião Presencial da ExNEPe. Exigimos o mínimo de respeito da C.O do 37 ENEPe, que divulgue todas as informações nos meios oficiais, que faça a autocrítica e retratação tanto sobre a não divulgação de nenhuma informação durante meses como sobre a atitude antidemocrática e covarde de se retirar da reunião da EXNEPe, e que, respeite as deliberações feitas pela reunião da EXNEPe que continuou sem sua presença.

RUMO A CONSTRUÇÃO DE UM 37 ENEPE INDEPENDENTE!

PEDAGOGIA É DO MEPE E NÃO DO MEPR!

PEDAGOGIA É COMBATENTE, ROMPEU COM A UNE E CONTINUA INDEPEDENTE!

A PEDAGOGIA É SENSACIONAL PUXANDO A GREVE, GREVE GERAL!

ASSINAM ESTA NOTA:

CAPED DANDARA DE PALMARES – UNEB CAMPUS I
DAPED – GESTÃO SENSACIONAL UFPE/RECIFE
CHAPA 1 – RESISTÊNCIA COLETIVA UFAL/MACEIÓ
DELEGAÇÃO DA UFG/GOIÁS (ENTIDADE NO FONEPE)
DELEGAÇÃO DA UNB/BRASÍLIA (ENTIDADE NO FONEPE)
CHAPA 1 – LUTE UFPE/CARUARU
EXECUTIVA ESTADUAL DA BAHIA
DAPED – GESTÃO CASA GRANDE SENZALA UESB- CAMPUS ITAPETINGA/BAHIA
CAPED – GESTÃO PAULO FREIRE UESB-CAMPUS JEQUIÉ/BAHIA
CAPED – UESB- CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA/BAHIA

Fechado para comentários

Veja também

Primeiro paciente a receber rim de porco em transplante morre dois meses após cirurgia nos EUA

O primeiro ser humano a receber um rim de porco geneticamente modificado morreu neste sába…