Celpe recupera energia suficiente para abastecer Petrolina, Jaboatão, Caruaru, Olinda e Camaragibe durante 30 dias

O combate ao furto de energia nos primeiros nove meses de 2021 alcançou um resultado sem precedentes na história da Neoenergia Pernambuco. A distribuidora recuperou, nos três trimestres, 202 milhões de KWh de energia elétrica, o suficiente para abastecer cerca de 1,6 milhão de habitantes por um mês, ou mesmo os municípios de Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Caruaru, Olinda e Camaragibe. Para chegar a essa recuperação, foram realizadas diversas ações de prevenção e combate aos desvios de energia, como regularização de clientes clandestinos, fiscalização e substituição de medidores, além do uso de tecnologia para evitar fraudes. A quantidade de energia recuperada entre janeiro e setembro é 51% superior ao do mesmo período do ano passado. Apenas esses 68 milhões de kWh a mais seriam suficientes para atender 567 mil clientes, o mesmo que a população das cidades de Olinda e Camaragibe por 30 dias.

A Neoenergia Pernambuco realizou, de janeiro a setembro, mais de 140 mil inspeções. Além disso, foram substituídos 99 mil medidores obsoletos ou com defeito. Com aparelhos mais modernos, a concessionária reforça o controle, evitando desvios. O volume de energia recuperada nas inspeções foi de mais de 153 milhões de kWh. “Nunca recuperamos tanta energia quanto nos primeiros 9 meses deste ano. O montante recorde é resultado de ações de inteligência, associadas a operações estratégicas de campo. A intenção é mantermos o ritmo de atuação nos próximos meses e reforçar que o furto de energia não compensa e é crime! Uma hora essa conta chega para quem comete esse tipo de irregularidade”, comenta Gustavo Santos, gerente de Recuperação de Energia da Celpe.

Na Neoenergia Pernambuco, foram regularizados mais de 30 mil clientes clandestinos, aqueles que não têm medidores de energia instalados e, portanto, estão irregulares. Essa iniciativa resultou na incorporação de 11 milhões kWh de energia no mercado. A ligação é feita de forma gratuita e os clientes que se encontram irregulares podem fazer a solicitação de regularização diretamente à concessionária. Instalações regulares são mais seguras e garantem um fornecimento mais confiável.

Mais de 9,8 milhões de kWh foram recuperadas em 50 ações realizadas com apoio policial. Esse trabalho é subsidiado pelos dados de balanço energético da rede, realizado através de informações de sensores inteligentes instalados em locais estratégicos, considerando estudos de alta complexidade. Os equipamentos possibilitam a identificação de perdas.

Denúncia – Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Celpe reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas de forma anônima no site da distribuidora, na parte de Canais de Atendimento > Denúncia de Irregularidade.

A Celpe reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação. (Foto: Internet).

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