Carro de Fórmula 1 produzido por estudantes da Univasf vai disputar competição nacional

A rotina de um grupo de alunos dos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) tem sido de muito trabalho e estudo. É que a equipe do projeto de extensão FSAE: Carcará está se preparando para participar da competição Fórmula SAE Brasil (FSAE Brasil), disputa na qual times de estudantes de diversas partes do país devem elaborar o modelo de um carro de Fórmula 1, categoria mais avançada das corridas de automóveis.

A competição vai acontecer em 2020, na cidade de Piracicaba (SP). A prova é promovida pela Society of Automative Engineers (SAE) e os estudantes da Univasf já estão desenvolvendo o veículo que irá representar o Vale do São Francisco nesta competição. O projeto surgiu em 2018, idealizado por discentes de Engenharia Mecânica da Univasf. Hoje, também conta com a participação de alunos de Engenharia Elétrica e de Produção, sob a orientação da professora do Colegiado de Engenharia Mecânica Edna Santiago.

A equipe, atualmente composta por 15 alunos, possui um modelo de chassi para apresentações e está agora caminhando para realizar treinamentos no laboratório de mecânica da Univasf, com o intuito de desenvolver novas habilidades e finalizar a produção da estrutura real do veículo. No entanto, para concluir o carro, os estudantes precisam ainda de apoio e patrocínio. “A comunidade pode ajudar na divulgação do projeto, afinal temos o intuito de representar a região e levar o seu nome para fora”, afirma o discente de Engenharia Mecânica e capitão da equipe, Gabriel Tavares.

Para a disputa, o carro será avaliado em provas de aerodinâmica, potência, segurança, entre outros requisitos. Durante os três dias de evento, engenheiros especialistas irão analisar o desempenho de cada projeto na pista do autódromo localizado no Espaço Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) e também a produção técnica das equipes, como projeto, custo, e apresentação de marketing. Os melhores conjuntos de projeto e carro do Brasil irão competir, em nível internacional, na cidade de Michigan, nos Estados Unidos. (Ascom Univasf)

Fechado para comentários

Veja também

Inédito: Papa lava exclusivamente pés de 12 mulheres em presídio

O papa Francisco, sensível ao universo carcerário, lavou os pés de 12 mulheres detidas em …