Carro de Fórmula 1 produzido por estudantes da Univasf vai disputar competição nacional

A rotina de um grupo de alunos dos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) tem sido de muito trabalho e estudo. É que a equipe do projeto de extensão FSAE: Carcará está se preparando para participar da competição Fórmula SAE Brasil (FSAE Brasil), disputa na qual times de estudantes de diversas partes do país devem elaborar o modelo de um carro de Fórmula 1, categoria mais avançada das corridas de automóveis.

A competição vai acontecer em 2020, na cidade de Piracicaba (SP). A prova é promovida pela Society of Automative Engineers (SAE) e os estudantes da Univasf já estão desenvolvendo o veículo que irá representar o Vale do São Francisco nesta competição. O projeto surgiu em 2018, idealizado por discentes de Engenharia Mecânica da Univasf. Hoje, também conta com a participação de alunos de Engenharia Elétrica e de Produção, sob a orientação da professora do Colegiado de Engenharia Mecânica Edna Santiago.

A equipe, atualmente composta por 15 alunos, possui um modelo de chassi para apresentações e está agora caminhando para realizar treinamentos no laboratório de mecânica da Univasf, com o intuito de desenvolver novas habilidades e finalizar a produção da estrutura real do veículo. No entanto, para concluir o carro, os estudantes precisam ainda de apoio e patrocínio. “A comunidade pode ajudar na divulgação do projeto, afinal temos o intuito de representar a região e levar o seu nome para fora”, afirma o discente de Engenharia Mecânica e capitão da equipe, Gabriel Tavares.

Para a disputa, o carro será avaliado em provas de aerodinâmica, potência, segurança, entre outros requisitos. Durante os três dias de evento, engenheiros especialistas irão analisar o desempenho de cada projeto na pista do autódromo localizado no Espaço Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) e também a produção técnica das equipes, como projeto, custo, e apresentação de marketing. Os melhores conjuntos de projeto e carro do Brasil irão competir, em nível internacional, na cidade de Michigan, nos Estados Unidos. (Ascom Univasf)

Fechado para comentários

Veja também

Prefeitura de Petrolina (PE) participa de encontro sobre Cidades Inteligentes em Porto Alegre

A Prefeitura de Petrolina foi representada através do gestor da Secretaria de Inovação e T…