Câmaras de Juazeiro e Curaçá discutem Programa Luz Para Todos no Açude de Pinhões

As Câmaras Municipais de Vereadores de Juazeiro e Curaçá realizaram no último final de semana, Audiência Pública para discutir o Programa Luz Para Todos nas bordas do Açude de Pinhões e na região da divisa entre Juazeiro e Curaçá. O evento aconteceu no Distrito de Pinhões, a 72 km de Juazeiro.

O autor e coautor da proposição da audiência foram os vereadores, Fabinho de Pinhões (PRB) de Juazeiro e José Henrique Ferreira (PDT), mais conhecido como Dedé, de Curaçá. O evento contou com a participação além dos vereadores, do Prefeito Paulo Bomfim (PCdoB) e secretários municipais; do deputado estadual, Zó (PCdoB); e do representante do deputado estadual, Roberto Carlos (PDT), o vereador, Charles Leal (PDT).

Os proponentes ressaltaram em suas falas a dificuldade que produtores e a população têm de realizar seu trabalho. O vereador destacou que os empreendedores não têm acesso, apesar de a energia passar perto de suas propriedades. Também lamentou a realidade de localidades próximas que estão há mais de dez anos esperando a situação se resolver por parte do Programa Luz Para Todos.

“Eu quero manifestar um sentimento de desgosto e tristeza por que nós convidamos os órgãos responsáveis, fizemos a nossa parte, mas quem deveria estar aqui nos manda uma carta dizendo que não poderia vir. Um órgão como a Coelba, que tem vários representantes e diretores, deveria pelo menos designar uma pessoa; do Comitê Gestor (do Programa Luz Para Todos) também não apareceu ninguém; da Chesf e Inema também não. Isto nos deixa tristes porque nós vereadores não temos o poder de executar, temos o poder de cobrar. Dos órgãos convidados, só temos o DNOCS na pessoa de nosso amigo Rubenilson”, disse Fabinho.

O presidente, Alex Tanuri, destacou o papel e empenho das Câmaras Municipais de Juazeiro e Petrolina. “É um prazer trazer a Câmara de Vereadores de Juazeiro e Curaçá para Pinhões, com a presença dos vereadores sempre preocupados com os problemas da comunidade. Quero parabenizar o vereador, Fabinho, em especial e o vereador Dedé que foram os proponentes desta ação. Providenciamos o mais rápido esta audiência para ter uma solução desse problema”, disse.

O vereador Charles Leal trouxe mensagem do deputado, Roberto Carlos, destacando que o parlamentar está à disposição. Sugeriu criar uma comissão para discutir o assunto com o Comitê Gestor. O deputado estadual, Zó, reforçou a formação da comissão com todas as informações, necessidades, aspectos econômicos da região e que benefícios serão alcançados através da potencialidade econômica e assim, ser discutido com o Programa em prol do melhor resultado.

Ao final da audiência, representantes de associações, produtores e outros presentes puderam explanar para as autoridades seus anseios e dificuldades, confiantes nas medidas que serão tomadas para resolução da situação.

Foto: Joselito Tavares.

Fechado para comentários

Veja também

Católicos e ortodoxos podem reunificar a data da Páscoa e torná-la “fixa” em 2025; entenda

Entra ano, sai ano e fica a pergunta: quando caem os feriados móveis de carnaval, Páscoa e…