Caixão com corpo da rainha Elizabeth II deixa castelo onde monarca morreu

O caixão de Elizabeth II deixou, neste domingo (11), o castelo escocês de Balmoral, onde morreu na quinta-feira (8), aos 96 anos, com destino a Edimburgo, no início de uma viagem que permitirá aos britânicos despedir-se da sua rainha.

O carro funerário preto passou pelo portal do castelo depois das 10h (09h GMT), com o caixão de carvalho coberto com a bandeira real escocesa e uma coroa de flores brancas no interior, para uma viagem de seis horas à capital da Escócia.

“Sua Majestade nos deu sua vida e tempo sem exigir nada em troca. Prestar homenagem a ela de uma maneira tradicional foi uma forma de agradecê-la por tudo o que ela fez”, disse Mark Lindley-Highfield, de 47 anos.

Milhares de pessoas assistiram ao cortejo fúnebre passar pelo verde campo escocês. Em Ballater, a primeira cidade atravessada e onde a rainha era bem conhecida, as pessoas estavam estacionadas na rua principal e algumas atiravam flores.

Embora o protagonismo tenha sido da falecida soberana após a proclamação do novo rei Charles III, a aparição dos príncipes William e Harry, juntos, com suas esposas Catherine e Meghan, estamparam as primeiras página dos jornais deste domingo.

O caixão descansará na sala do trono do palácio, antes de ser transferido, na segunda-feira (12), em procissão para a catedral de Saint Giles, onde será realizado um serviço religioso na presença do rei Charles III e onde as pessoas poderão se despedir de sua “amada mãe”.

Fechado para comentários

Veja também

Coluna Literária do Domingo

“Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para cor…