Caixa explica problemas no aplicativo ‘Caixa Tem’ por Edenevaldo Alves Postado em 10 de julho de 2020 A Caixa Econômica Federal informou, nesta quinta-feira (9), que está trabalhando para diminuir o tempo de espera no aplicativo Caixa Tem e que as filas se devem a uma sobrecarga nos sistemas do banco. O Caixa Tem é usado para movimentar a grana recebida de benefícios como o auxílio emergencial, BEm (Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda) e o FGTS emergencial. De acordo com Cláudio Salituro, vice-presidente de Tecnologia e Digital do banco, a melhoria nos sistemas de tecnologia e a própria movimentação do dinheiro por usuários vão fazer com que a fila, progressivamente, ‘desafogue’. “Colocamos um gerenciador de filas, usado para a Copa do Mundo e em grandes shows, e assim conseguimos reduzir filas e manter a média de um minuto a cinco minutos no dia do pagamento”, afirmou durante live à imprensa. “No primeiro dia de pagamento do FGTS emergencial [em 29 de junho] tivemos acúmulo de processamento, mas as pessoas já estão consumindo o crédito e, por isso, a fila diminuiu.” Salituro também declarou que o banco tem se movimentado para reorganizar rapidamente todo o planejamento digital e atender o grande volume de usuários. “Antes, o usuário entrava no Caixa Tem, fazia transferência, DOC, pagamento, e não voltava mais para o aplicativo. Agora, esse mesmo usuário utiliza o Caixa Tem diariamente, várias vezes ao dia. As pessoas já se habituaram a usar o Caixa Tem. Então é natural que a cada dia exija mais da área de tecnologia no sentido de colocar cada vez mais disponibilidade”, afirmou. ERRO NO ACESSO O vice-presidente de Tecnologia da Caixa foi questionado sobre os relatos de alguns usuários que queixam-se de não conseguirem acessar o Caixa Tem. A mensagem recebida, segundo as reclamações, é de que “Não é permitido o acesso ao Caixa Tem com o sistema modificado”. Salituro explicou que não se trata de uma falha, mas sim de falta de atualização para a última versão do aplicativo. “Utilize apenas aplicativo da Caixa no celular atualizado. Nós não permitimos a emulação de aplicativos, por uma questão de segurança. Observe se tem uma versão atualizada antes mesmo de usar o Caixa Tem, porque dada essa demanda, a gente vem melhorando diariamente o aplicativo para melhor atendê-los.” “E isso não é uma falha, é uma situação que precisa cuidar e não permitir. Toda vez que aparecer uma mensagem dessa é porque o usuário não está utilizando de forma devida o aplicativo da Caixa”, finalizou Salituro.