Cai número de animais atropelados na BR-235/BA

grafico

Apesar do aumento de trechos pavimentados e uso efetivo de veículos, o índice de atropelamento de animais na BR-235/BA diminuiu ao longo deste ano. Se comparado, por exemplo, os meses de abril, maior registro com 77 bichos, e novembro, com o menor, somando 24 , a queda foi de cerca de 70%. Esses números são da Gestão Ambiental da BR-235/BA que, por meio do Programa de Proteção à Fauna, executa o monitoramento e controle de atropelamentos de fauna silvestre da rodovia.

Essa redução se dá pela mudança das estações. Quando realizada a campanha neste mês de novembro, a região norte da Bahia, por onde passa a BR-235/BA, se encontrava com clima seco, temperaturas elevadas e escassez da chuva. “Essas características climáticas ocasionam mudanças nas principais atividades diárias dos animais silvestres, como a busca de alimento e defesa de território”, explica o biólogo e mestre em zoologia Igor Andrade, que coordena a atividade.

O monitoramento é realizado com a frequência de três campanhas, com duração de três dias cada, totalizando nove dias consecutivos ao mês. A equipe percorre da cidade de Carira, em Sergipe, à Juazeiro, na Bahia, a uma velocidade padrão de 40km/h, percorrendo aproximadamente 1.700 quilômetros por campanha.

Com início em junho de 2014, foram 18 campanhas executadas. Neste período, a equipe registrou 449 representantes da fauna silvestre, vítimas de atropelamentos, distribuídos ao longo dos quatro lotes na BR-235/BA. O grupo das aves lidera em registros com 191 atropelamentos, seguido pelos répteis com 144, mamíferos com 67 e anfíbios com 47 registros.

Para quantificar a coleta dos bichos, as ocorrências levantadas são anotadas em planilha específica padronizada pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Neste documento são tabulados dados referentes à espécie, data e local, posição geográfica, características da vegetação, condições da pista e registro fotográfico. A identificação das espécies é feita diretamente em campo, e posteriormente, por meio do registro fotográfico.

O Monitoramento e Controle de Atropelamentos de Fauna Silvestre tem por objetivo acompanhar a resposta da fauna local às intervenções provenientes das obras de Implantação e Pavimentação da BR-235/BA. Através do número de ocorrências é possível subsidiar a implantação de dispositivos de transposição de fauna, além da adoção de medidas de controle. Sendo assim, minimizando os impactos ao meio ambiente da região – objetivo da Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco e Bahia seguem com Operação Vale do São Francisco até domingo (19)

Mais de 400 agentes de segurança atuam em bairros que fazem divisa entre os estados de Per…