Brasil registra queda de 25% nos casos de HIV

O Brasil identificou 32,7 mil novos casos de HIV em 2020. Apesar do número ser alto, em comparação com 2019, houve uma redução de 25% na detecção de novos casos. Os dados são do boletim epidemiológico feito pelo Ministério da Saúde e foram apresentados nesta quarta-feira (1), no Dia Mundial da Luta contra a Aids, quando a pasta lançou também uma campanha contra a doença.

Em 2019, o Brasil identificou 43,3 mil novos casos de HIV, enquanto, no ano passado, foram notificados 32,7 mil casos. O número de notificações de novos casos de Aids também caiu de 2019 para 2020.

O diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Gerson Pereira, pontuou que a redução do número de casos da doença acontece desde 2017.

“Isso acontece porque na medida que a gente inicia o tratamento das pessoas com HIV, evidentemente, se você está tomando o tratamento da HIV, você não vai evoluir para Aids”, disse, apesar de ressaltar que foi observado uma redução esperada por causa da pandemia da Covid-19 também com outras doenças trabalhadas no departamento.

Outro ponto detectado no boletim epidemiológico é o perfil dos casos de Aids. Cerca de 52,9% dos casos são detectados em pessoas entre 20 e 34 anos. Além disso, em 2021, 694 mil pessoas estavam em tratamento para HIV/Aids.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina tem previsão de chuva para esta sexta-feira (21), mostra ClimaTempo

Nesta sexta-feira (21) a temperatura varia entre 22° e 34° em Petrolina. O dia terá sol e …