Bolsonaro assina medida que acaba com DPVAT e DPEM

Uma medida provisória assinada na segunda-feira (11) pelo presidente jair Messias Bolsonaro extingue,  a partir de 1º de janeiro de 2020,  o Seguro  Dpvat – responsável por indenizar vítimas de acidente de trânsito e  o  Seguro de Danos Pessoais Causados por Embarcações, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não (DPEM). 

De acordo com o governo, a medida é pautada numa recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) para evitar fraudes  e  amenizar/extinguir os custos exorbitantes de supervisão e de regulação do seguro por parte do setor público.

Segundo o Ministério da Economia, o valor  contabilizado no Consórcio do Dpvat é de cerca de R$ 8,9 bilhões, sendo que o valor estimado para cobrir as obrigações efetivas do Dpvat até 31/12/2025, quanto aos acidentes ocorridos até 31/12/2019, é de aproximadamente R$ 4.2 bilhões.

Apesar da MP extinguir o serviço,  o governo salienta que os acidentes ocorridos até 31 de dezembro de 2019 continuam cobertos pelo DPVAT e que a seguradora permanecerá até 31 de dezembro de 2025 como responsável por essas demandas.

(Informações ebc)

Fechado para comentários

Veja também

Três influenciadoras digitais são presas por divulgar uso de ‘vapes’ com óleo de maconha

Agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Distrito Federal iniciaram n…