Banda de Música da PM Bahia inicia em Juazeiro comemorações aos seus 170 anos

As comemorações oficiais do aniversário de Juazeiro acontecem no próximo dia 15 de julho, mas já na noite da última quinta-feira, (11), a população juazeirense foi presenteada com a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar da Bahia, Maestro Wanderley.

O evento, idealizado pelo Coronel PM Anselmo Bispo, Comandante de Policiamento da Região Norte, trouxe muito além de lazer e entretenimento, aqueceu a fria noite do Sertão Norte baiano, através de um espetáculo de arte gratuito no auditório Multieventos da Univasf.

Representantes do poder público, membros da sociedade civil e comunidade em geral puderam prestigiar os mais de 60 músicos da Polícia Militar da Bahia, em uma apresentação em celebração aos 141 anos da cidade e também aos 170 anos da banda.

A Banda de Música da Polícia Militar da Bahia foi criada em 17 de setembro de 1849, por imposição da Lei Provincial nº 352 e teve como primeiro regente o professor Laurêncio José Aragão. Em 9 de Fevereiro de 1968, o grupo passou a denominar-se Banda de Música Maestro João Antônio Wanderley, um dos maiores maestros que a Bahia teve, o qual regeu a banda no período de 1912 até 1927.

Durante os seus 170 anos de existência a banda participou na Guerra do Paraguai, realizou várias apresentações pelo Brasil, chegando a ser regida pelo maestro Antônio Carlos Gomes na peça “O Guarani”; ostentou também o feito de ser a primeira banda a gravar em estúdio um “LP” no ano de 1917, no Rio de Janeiro. Já em 1994, inusitadamente realizou um concerto em cima de um trio elétrico no Farol da Barra. Por sua importância histórica e cultural, através da Lei Estadual 13.922/18, a Banda de Música tornou-se reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia.

Já a Banda de Música Seção Juazeiro foi criada em 01 de Julho de 1958 e, ao longo desses 60 anos de existência, já se apresentou em diversas cidades da região sanfranciscana, inclusive em outros estados como Pernambuco e Piauí, tornando-se também Patrimônio Cultural da Cidade de Juazeiro, através do Projeto de Lei n. 1.955/99, constituindo um importante instrumento de difusão das ações sociais da Polícia Militar da Bahia.

O concerto, de repertório eclético e vibrante, passeou por obras do cancioneiro clássico, popular e pop, e contou com as ilustres participações de filhos da terra como o jovem sanfoneiro Silas França, ex-aluno do CPM Juazeiro; o cantor e médico Rogério Leal e o Sargento PM Carlos Lima.

Para aqueles que não puderam comparecer à primeira apresentação, a Banda de Música fará uma segunda apresentação hoje, (12), às 19h, na Praça da Catedral de Juazeiro, em evento aberto ao público.

Fechado para comentários

Veja também

Jovem é morto a tiros na “Rua de Baixo”, em Juazeiro (BA)

Confirmada a morte de um jovem ainda não identificado na noite dessa segunda-feira, (22), …