Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (Biama) completará 25 anos em Petrolina (PE)

0

O  Aleitamento Materno Exclusivo (AME) é a fonte ideal de nutrição para o desenvolvimento adequado dos lactentes. A composição  garante as  quantidades necessárias de água, carboidratos, lipídeos, proteínas  e fatores imunológicos para a proteção da saúde do bebê.

Em Petrolina (PE), o Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (BIAMA) do Hospital Dom Malan (HDM)/IMIP desenvolve mecanismos e ações  para proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno há 24 anos, e  completará 25 no próximo dia 15 de agosto.  A rede faz parte do “Hospital Amigo da Criança”,  iniciativa do Ministério da Saúde que promove o apoio da amamentação e a mobilização de profissionais de saúde  para orientar a prevenção ao desmame precoce.

O BIAMA realiza ações durante todo o ano, principalmente de incentivo à doação de leite humano.  Atualmente a média mensal de crianças receptoras do leite é 60 e o percentual  mensal de armazenamento  é  27 litros. O estoque atual para suprir a necessidade do público interno do hospital é de 5 litros e o consumo diário, aproximadamente, de 2 litros.

Por conta do cenário da pandemia do coronavírus o BIAMA  registrou  uma redução  “pouco relativa” nas doações de leite humano, mas, continua com as ações para conseguir novas doadoras. As  interessadas  devem  ser  saudáveis e ter um bom fluxo de leite. O perfil  é submetido a análise para verificar se obedece os critérios necessários.

Informações importantes para doadoras:
Funcionamento interno: 24 horas.
Funcionamento externo: todos os dias das 7 às 18h, inclusive finais de semana e feriados.
Coletas externas: terças e sextas-feiras.
Contato: (87) 3202-7002.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Revólver, munições e droga são apreendidos em invasão do bairro João de Deus

Um homem foi preso com revólver, munições e drogas  na invasão do  bairro João de Deus, em…