Bahia deve receber 69 novos parques eólicos até 2026

Ao menos 69 novas usinas eólicas devem ser instaladas no estado da Bahia até 2026. É o que prevê a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) que considerou os contratos firmados em leilões realizados nos últimos anos pela própria organização e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O investimento necessário para iniciar a operação comercial das usinas é de mais de R$ 8 bilhões, segundo as empresas do setor elétrico.

Com os novos empreendimentos o mercado espera ofertar anualmente cerca de 362 megawatts médios para o país. O volume é equivalente a 10% de toda a energia que é consumida em território baiano.

O investimento também deve acrescentar mais 1.466 megawatts de potência ao estado, informou a CCEE, elevando a capacidade instalada para geração de energia eólica na Bahia dos atuais 6.114 megawatts para 7.580 megawatts.

Segundo a CCEE, esse crescimento da fonte de energia representa um ganho ambiental, além de gerar emprego e renda. Ainda mantém o setor elétrico brasileiro entre os mais sustentáveis do mundo.

Fechado para comentários

Veja também

Dez pessoas morrem após helicópteros colidirem no ar na Malásia

Dez pessoas morreram depois que dois helicópteros colidiram no ar, na Malásia, nesta terça…