Atuação da Ouvidoria demonstra satisfação dos usuários da UPAE em 2015

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UPAE
A Ouvidoria registrou durante o ano de 2015 um excelente número de satisfação dos seus usuários. Esses números norteiam as ações de melhoria, determinantes na qualidade, eficácia, eficiência e na humanização do atendimento da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (PE).
De um total de 149.728 de questionários aplicados no serviço ambulatorial, 62,08% dos entrevistados avaliaram como bom e excelente o índice de satisfação no atendimento da unidade. Já no serviço de urgência, foram realizados 178.857 questionários e 69,76% dos usuários consideraram como bom e excelente a assistência prestada.
A Ouvidoria é uma poderosa ferramenta gerencial, pois pode revelar as expectativas dos usuários. Nos questionários, os usuários podem avaliar itens como limpeza, estrutura física, tempo de atendimento de consultas médicas, atendimento de enfermagem e na recepção. A disposição dos profissionais, o respeito e a educação dispensada aos pacientes, além da sensação de segurança durante os procedimentos realizados na unidade também são critérios que constam na avaliação.
A ouvidoria trabalha diariamente aplicando questionários de avaliação ou através de entrevista dirigida, através de abordagem direta aos usuários. A ouvidoria também analisa as demandas espontâneas, onde as informações são coletadas através da procura do paciente pelo setor ou manifestação através da caixa de sugestões.
Segundo a ouvidora, Lorena Maia Rodrigues, os usuários que desejam fazer uma manifestação presencial podem se dirigir ao setor das 7h às 12h e das 13h as 16h, de segunda a sexta-feira.   “Todos os registros são prontamente encaminhado para o setor responsável, que após checar os fatos, entram em contato com os usuários e apresentam o parecer sobre o caso”, esclarece Lorena.  “Nossa atuação além de incentivar os usuários a utilizarem o serviço, que constitui um canal de comunicação entre a administração da unidade e a população, busca o  “estar bem” do usuário.  Esse retorno que recebemos traz para todos os profissionais das instituições de saúde, satisfação e crescimento profissional, bem como qualidade para o serviço de saúde e para a vida de todos”.
 

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