Artigo do Leitor: QUEM FOI A PROFESSORA ADELAIDE MOREIRA BISPO?

Na terça-feira (22/12/2020)  a Prefeitura Municipal de Juazeiro (BA), inaugurou uma Escola Municipal de Ensino Infantil, com o nome da Professora Adelaide Moreira Bispo, de quem eu tenho o prazer, orgulho e gratidão a Deus, por ser seu filho.

Mas será que as pessoas sabem da história da professora homenageada? Será que a história dela a respalda para nominar um equipamento tão importante, por se tratar do caminho de entrada para a educação, a cultura, a cidadania? Será que é apenas mais um nome dado para fazer média com alguém? Pois sim, me senti na obrigação de expor ao nosso povo, o povo da terra que ela tanto amava, um breve histórico seu, para que sirva de exemplo a pessoas iguais a ela e tantas outras, desse sertão juazeirense.

Pois bem, a Professora Adelaide Moreira Bispo, nasceu em 14 de fevereiro de 1941, na Fazenda Mari dos Moreiras, Distrito de Itamotinga, em Juazeiro- Ba, sendo filha de Antônio Gonçalves Moreira e Adelina de Sena Moreira.

A professora Adelaide, veio estudar na sede do município, ainda muito jovem, com mais ou menos onze anos de idade, estimulada pelo seu tio Dedeca, irmão de sua mãe, que viu naquela menina um potencial de inteligência acima do comum, o que foi comprovado durante o seu período de estudos, sendo sempre uma aluna destaque e ocupando os primeiros lugares da classe que estudava, isso no início dos anos 50, ficando residindo na rua XV de novembro, na casa de amigos e familiares dos seus pais, a maior parte do tempo com o Sr Maneca Duarte e D. Iaiá Duarte, até concluir o curso de Magistério, em 07 de dezembro de 1962, data em que também se casou com o Sgt PM José Pereira Bispo, com quem teve três filhos, Anselmo Bispo, Coronel da PMBA, Adriana Bispo, dona de casa, e Eugênio Bispo, Tenente do Exército Brasileiro, vivendo um casamento de 40 anos, até o falecimento do esposo no ano de 2003.
Levou uma vida de muita luta e privações, para atingir o seu objetivo, contrariando as expectativas que a vida na zona rural, lhe apresentava, portanto, sendo uma vencedora na sua vida.

Logo após a formatura, a professora Adelaide foi aprovada no concurso público para professora primária do Estado da Bahia, onde lecionou por 25 anos, sendo que no município de Juazeiro, foi professora da Escola Jutahy Magalhães, Colégio Ruy Barbosa e na antiga Escola João Alves de Almeida, atualmente Carlos da Costa Filho, sua última lotação até a aposentaria.

A professora Adelaide também lecionou no Colégio Dr Edson Ribeiro, colégio particular, onde foi professora de Francês, no início dos anos 70.

Filha dessa terra, pela qual nutria um grande amor e apego, a professora Adelaide sempre afirmou gostar também da profissão que exerceu desde a sua tenra idade, contribuindo para a formação de inúmeros jovens, muito especial os filhos da sua terra natal.

Faleceu no último dia 06 de dezembro de 2020, em Juazeiro, deixando, além dos três filhos, seis netos e uma bisneta.

Por : Coronel Anselmo Bispo – Filho da professora Adelaide Bispo.

Fechado para comentários

Veja também

Alunos do Codefas em Juazeiro (BA) cobram entrega de nova escola e correm perigo em atual prédio deteriorado

Uma manifestação, no Núcleo Territorial de Educação-10 foi realizada pelo corpo estudantil…