Arqueólogos encontram acervo do século XIX em Salvador

0

Um acervo de objetos do século XIX foi encontrado por arqueólogos no subsolo do Largo Santo Antônio, no Centro Histórico de Salvador. A área é tombada como Patrimônio do Brasil desde 1984 e chancelada pela Unesco em 1985 como Patrimônio da Humanidade.

“Até agora, os achados são compostos por fragmentos de cerâmicas, faianças finas (cerâmica branca mais porosa que a porcelana), além de vidros, metais e porcelanas”, disse Railson Cotias, mestre em Arqueologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

De acordo com Cotias, os objetos encontrados são relacionados a uso domésticos, como de cozimento (cerâmica utilitária) ou de servir à mesa (faiança e porcelana).

“Estamos analisando a camada em que estes objetos foram encontrados, a partir de 1,5 metro de profundidade, podendo ser provenientes das várias obras de urbanização da praça ou mesmo de alguma relação ao Forte de Santo Antônio, a edificação mais próxima”, destacou o especialista.

Cotias ainda revelou que outros locais do bairro serão analisados. “As prospecções continuarão em outros pontos do Largo até final de julho. Precisamos entender as camadas dos achados, o período dos acervos e suas associações e cronologias com contextos e grupos sociais”. Os locais de escavação são escolhidos por análise de fontes documentais (primárias e secundárias), iconografia, mapas, topografia e características da obra.

O bairro de Santo Antônio passa por requalificação das principais vias. A iniciativa é do governo do Estado, por meio da Conder. “A requalificação beneficia 17 mil metros quadrados de ruas e calçadas, com rebaixamento subterrâneo de fios, vala e tubos para eletricidade e telecomunicações, além da remoção dos atuais postes”, afirma o diretor de Habitação e Urbanização Integrada (Dihab) da Conder, Maurício Mathias.

(BahiaNotícia)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina avança para Etapa 5 do Plano de Retomada das Atividades, porém bares, restaurantes e academias permanecem fechados

O Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco autorizou as cidades do Sertão que in…